ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM DO PRIMEIRO SEMESTRE VIVÊNCIANDO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA:
um relato de experiência
Cristiane Moraes da Silva , Patrícia de Moura Freitas², Rosana Ferretti Zambra³, Simone Lenz Werlang4, Maria da Graça Soler Rodrigues5
Ao cursar a disciplina de Introdução às Ciências Sociais e da Saúde oferecida no primeiro semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação Superior Norte RS (UFSM/CESNORS) foi-nos oportunizado desenvolver projetos de pesquisa qualitativa. Nosso grupo interessou-se pela temática "sexualidade na gravidez". Propomos-nos a desenvolver um trabalho com o objetivo de melhorar o relacionamento sexual do casal, esclarecendo as dúvidas em relação ao cuidado do bebê, tentando desmistificar o mito de que o ato sexual praticado durante a gravidez, possa trazer prejuízo para o bebê. Para o desenvolvimento do projeto fez-se necessário uma revisão bibliográfica abordando algumas mudanças emocionais e físicas pela qual a gestante passa, juntamente com dicas para se obter uma melhor gestação como, por exemplo, exercícios como natação e alongamentos que irão melhorar os desconfortos na gestação além de fortalecer os músculos, favorecendo um parto saudável. A metodologia proposta foi uma pesquisa qualitativa, sendo a entrevista o instrumento de coleta de dados. Os atores sociais da pesquisa são gestantes no último trimestre de gestação que realizam pré-natal em um determinado posto de saúde do município. Nota-se que existem muitas dúvidas e preconceitos em relação a esse tema. Muitos casais não mantêm relações sexuais durante os últimos meses da gestação, com receio de machucar a criança além de acreditarem que o orgasmo possa antecipar o parto e consideram a relação sexual desconfortável devido ao tamanho da barriga. Este trabalho possibilitou-nos a construção do conhecimento, despertando o interesse pela pesquisa e a inserção na comunidade local. Percebemos a importância da pesquisa como uma ferram |