Introdução: A educação continuada é considerada como um conjunto de práticas educacionais que visa aprimorar as competências e capacidades técnicas e cognitivas, oportunizando atualização do conhecimento e seu desenvolvimento profissional de forma a promover atitudes e ações voltadas para a prestação de uma assistência livre de eventos indesejáveis. A complexidade do sistema hospitalar, a necessidade da formação acadêmica na área de saúde, assim como a compreensão da influência da educação continuada como ferramenta para capacitação dos profissionais e alcance da melhoria contínua nos motivou a realizar esse estudo. Objetivo: Verificar a influência do processo de educação continuada no desempenho da equipe de enfermagem de um hospital de ensino. Metodologia: Estudo do tipo survey a ser realizado junto aos enfermeiros das unidades de internação de um hospital de ensino de Goiás, pertencente à Rede de Hospitais Sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Para a coleta de dados será utilizada a técnica de entrevista, norteada por um questionário, com dados de caracterização da estrutura e funcionamento da unidade de enfermagem e das atividades de educação continuada por ela desenvolvidas. Serão contemplados os aspectos éticos conforme Resolução 196/96. Resultados: Espera-se que a equipe de enfermagem compreenda a educação continuada como um processo permanente, que contribui para a prevenção de agravos no ambiente profissional, na manutenção de um ambiente livre de riscos e melhoria da qualidade da assistência, além de colaborar na formação de profissionais críticos e capazes de exercer lideranças, de trabalhar em equipe e intervir no processo de trabalho. Considerações: Esta pesquisa irá despertar nos profissionais a consciência da participação nos programas de educação continuada implementados na instituição e a sua busca em outros contextos. Unitermos: Educação Continuada, Enfermagem, Gestão de Pessoas.
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