Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título O PROCESSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL DE ENSINO
Autores
ÉRICA DOS SANTOS QUEIROZ (Relator)
JULIANE WEBER
ANA LÚCIA QUEIROZ BEZERRA
ANA ELISA BAUER DE CAMARGO SILVA
DENIZE BOUTELLET MUNARI
Modalidade Poster

Resumo
Introdução: A educação continuada é considerada como um conjunto de práticas educacionais que visa aprimorar as competências e capacidades técnicas e cognitivas, oportunizando atualização do conhecimento e seu desenvolvimento profissional de forma a promover atitudes e ações voltadas para a prestação de uma assistência livre de eventos indesejáveis. A complexidade do sistema hospitalar, a necessidade da formação acadêmica na área de saúde, assim como a compreensão da influência da educação continuada como ferramenta para capacitação dos profissionais e alcance da melhoria contínua nos motivou a realizar esse estudo. Objetivo: Verificar a influência do processo de educação continuada no desempenho da equipe de enfermagem de um hospital de ensino. Metodologia: Estudo do tipo survey a ser realizado junto aos enfermeiros das unidades de internação de um hospital de ensino de Goiás, pertencente à Rede de Hospitais Sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Para a coleta de dados será utilizada a técnica de entrevista, norteada por um questionário, com dados de caracterização da estrutura e funcionamento da unidade de enfermagem e das atividades de educação continuada por ela desenvolvidas. Serão contemplados os aspectos éticos conforme Resolução 196/96. Resultados: Espera-se que a equipe de enfermagem compreenda a educação continuada como um processo permanente, que contribui para a prevenção de agravos no ambiente profissional, na manutenção de um ambiente livre de riscos e melhoria da qualidade da assistência, além de colaborar na formação de profissionais críticos e capazes de exercer lideranças, de trabalhar em equipe e intervir no processo de trabalho. Considerações: Esta pesquisa irá despertar nos profissionais a consciência da participação nos programas de educação continuada implementados na instituição e a sua busca em outros contextos. Unitermos: Educação Continuada, Enfermagem, Gestão de Pessoas.