Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título A IMPORTÂNCIA DO JOGO DRAMÁTICO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE CUIDAM.
Autores
GLEICE KELI SOUZA DA SILVA. (Relator)
RENAN TAVARES
NÉBIA MARIA ALMEIDA DE FIGUEIREDO.
Modalidade Poster

Resumo
A IMPORTÂNCIADO JOGO DRAMÁTICO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE CUIDAM Gleice keli Souza da silva. (IC/UNIRIO) Renan Tavares (EEAP/UNIRIO) Nébia Maria Almeida de Figueiredo (EEAP/UNIRIO) Palavras-chave: cuidado de enfermagem, jogo dramático, pedagogia. INTRODUÇÃO: Estamos vivendo uma época de alterações na dinâmica hospitalar. Ela está sendo deslocada para uma política de prevenção e promoção de saúde, para o atendimento de cidadãos, para procedimentos que respeitam a individualidade. Diante do exposto, surgiu o interesse em verificar como a pedagogia do jogo dramático, pode contribuir na Formação de profissionais de Enfermagem. OBJETIVOS: Identificar as mudanças no comportamento do cuidador Enfermeiro ao praticar o jogo; Verificar a necessidade de inserção dessa estratégia no processo de formação do enfermeiro; Buscar os fundamentos desse cuidado, que sustentam a prática profissional de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na observação participante e revisão bibliográfica, para saber como os acadêmicos, que utilizam a estratégia do jogo, propõe a assistência e de que forma lidarão com situações diárias. RESULTADOS: Os resultados apontam que ao praticar o jogo dramático os estudantes têm a oportunidade de pensar o cuidado, sendo considerado um meio de experimentação e de elaboração de novos conhecimentos, constituindo um "ensaio sem riscos", com a vantagem de nunca pôr vidas em perigo, se falhar. CONCLUSÃO: A inserção do jogo dramático na graduação contribuirá na formação acadêmica, ampliando a capacidade de interação do profissional com o paciente, estimulando assim, estabelecimento de confiança na relação, relação com familiares, abordagem do paciente para a efetivação de procedimentos e condutas e o cuidado do profissional consigo mesmo. Com isso os acadêmicos têm a oportunidade de experimentar o jogo, observando e modificando o que julgar necessário, possibilitando assim um aprendizado firme.