(INTRODUÇÃO) A adolescência é um complexo processo de crescimento, nessa perspectiva, o setor saúde deve se organizar para prestar uma melhor assistência a esses usuários, a qual é fragmentada e não existem programas voltados a essa faixa etária, o que deixa a mesma inserida indiretamente nas atividades dos outros grupos. Levando-se em consideração esses determinantes do processo saúde-doença dos adolescentes da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Dr. Joaquim Saldanha no município de Mossoró/RN, sentimos a necessidade de intervir junto à população adolescente, cujos objetivos são propor e desenvolver ações educativas visando à conscientização e capacitação para viabilizar a multiplicação desses adolescentes como promotores de saúde. (METODOLOGIA) Trata-se de um estudo qualitativo fruto de uma experiência da equipe de saúde da família na construção/consolidação de um grupo de adolescentes, no qual são desenvolvidas atividades de educação em saúde. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os adolescentes na perspectiva de conhecer suas realidades e quais os seus principais anseios. Os dados foram analisados com vistas à produção do conhecimento que culminou com a produção de um artigo científico obedecendo às normas da ABNT. (RESULTADOS) Os dados coletados permitiram conhecer a realidade dos adolescentes da área de abrangência da referida unidade de saúde, a qual se caracteriza pelos altos índices de gravidez na adolescência, uso de drogas, violência, desemprego, baixo nível socioeconômico e de escolaridade. Os temas abordados e as intervenções realizadas giram em torno dessas necessidades. (CONCLUSÃO) No que se refere às dimensões sócio-culturais e econômicas, percebe-se que esses adolescentes deparam-se em seu tempo e espaço com alto grau de vulnerabilidade, principalmente devido ao desemprego da população jovem. Como estratégia aparece a educação em saúde, uma intervenção de caráter integrador que possibilita uma maior resolutividade.
Palavr |