Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a importância da prática educativa para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O cenário foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) Arlindo Leite do Bairro Milho Branco, Juiz de Fora - MG, campo de estágio para os acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Proposta de estágio: as atividades inerentes ao enfermeiro como função assistencial, administrativa, educativa e investigativa. Identificou-se a necessidade de práticas educativas para os profissionais das equipes. Essa atividade seria importante e oportuna e deveria iniciar com os ACS, pois a enfermeira é instrutora/supervisora do agente. Tema proposto: Motivação no Trabalho, possibilitando usar metodologia participativa com dinâmicas para interação entre participantes e o tema. Objetivos: levar a reflexão sobre a motivação no trabalho; despertar o valor da motivação para o trabalho em equipe, as funções na equipe e junto à comunidade. Suporte teórico: motivação segundo Chiavenato (1992) e educação permanente em saúde os pressupostos de Ceccim (2005). Resultado: necessidade das práticas educativas com os profissionais de saúde enfocando temas de interesse individual e/ou coletiva; essa prática deixar de ser pontual, para assumir caráter continuo e espaço de educação permanente; além do crescimento pessoal dos envolvidos cuja interação efetivou o relacionamento interpessoal e profissional atribuindo valor a motivação no ambiente de trabalho, a atividade foi significativa para a formação profissional do enfermeiro. Recomendação: os serviços de saúde devem garantir educação permanente aos profissionais; os agentes devem ser considerados integrantes da equipe, desempenhar ações de promoção e proteção da saúde junto à comunidade, com a colaboração e compreensão dos demais profissionais da equipe; os acadêmicos devem realizar esse tipo de atividade durante todo período da graduação.
Unitermos: motivação, trabalho, educação continuada.
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