Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título TECNOLOGIA DE GRUPO: POTENCIALIZANDO O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL DO ACOMPANHANTE COM INDIVÍDUO HOSPITALIZADO
Autores
KARLLA ANTONIETA AMORIM CAETANO (Relator)
JENNIFER ALMEIDA DAS NEVES
NÉLIO BARBOSA BOCCANERA
NUNILA FERREIRA DE OLIVEIRA
MARCOS ANDRÉ DE MATOS
Modalidade Poster

Resumo
INTRODUÇÃO: Cada vez mais os serviços de saúde reconhecem a relevância do acompanhante no ambiente hospitalar, uma vez que ele desempenha um importante papel na restauração clínica do cliente. Entretanto, verificam-se déficits de ferramentas tanto físicas quanto emocionais para incorporação de mais este membro na equipe multiprofissional. Ainda, são restritos os projetos de promoção à saúde neste grupo. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma atividade realizada no projeto de extensão "Acompanhante: cuidando do amigo cuidador" utilizando a tecnologia de grupo visando construir um relacionamento terapêutico entre acompanhantes e indivíduos hospitalizados. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante atividade de grupo com acompanhantes. Foram distribuídos materiais didáticos (papel, pincel, gravura e cola) com fundo musical para construção de um cartão destinado aos entes internados. Durante atividade, os facilitadores estimulavam o reavivamento de sentimentos e registro destes. Após, os acompanhantes apresentavam o material produzido, trocavam suas experiências entre o grupo e ofertavam aos clientes. RESULTADOS: Verificamos que esta atividade constituiu-se um momento de extravasamento de emoções, (re)avaliação de sua contribuição para a melhora do cliente e conhecimento por parte da equipe de enfermagem das dificuldades e sentimentos vivenciados por este seguimento populacional. CONCLUSÕES: Os acompanhantes demonstraram serem um grupo vulnerável, uma vez que mesmo estando em uma unidade de saúde são desprovidos de cuidados. Ainda, obtivemos reforços positivos com a atividade, tendo em vista que os indivíduos expuseram seus sentimentos e fortaleceram seus ideais e laços afetivos. Observamos que os cartões estiveram expostos nas enfermarias e que a tecnologia de grupo potencializou as ferramentas de um bom relacionamento interpessoal, contribuindo significativamente para a qualidade de vida de ambos os indivíduos (acompanhantes e clientes) e conseqüentemente para o trabalho interdisciplinar em saúde.