A disfunção neuromotora designa um grupo de distúrbios não progressivos resultantes da disfunção dos centros e vias motoras do cérebro. É geralmente caracterizada por paralisia, fraqueza, incoordenação ou ataxia. O tratamento depende necessariamente da observação da família e de equipes multiprofissionais que buscam minimizar o impacto da disfunção no desenvolvimento global da criança. Esta pesquisa, do tipo descritiva e exploratória com caráter qualitativo, desenvolveu-se na Vila dos Funcionários da UFRJ e os sujeitos foram 30 pessoas residentes na comunidade sem restrição de raça, religião, etnia, com condições de fornecer informações e idade maior de 18 anos, com o objetivo de identificar os conhecimentos da população local acerca: da disfunção neuromotora; da reabilitação da criança com Disfunção e da necessidade de intervenção de Educação para saúde com a população e com isso elaborar uma cartilha educativa para o esclarecimento das dúvidas mais freqüentes, visto que a família/cuidador são os verdadeiros condutores do desenvolvimento da criança, pois que permanecem o tempo todo com ela, como influência decisiva e responsabilidade maior do dia-dia. Percebeu-se que o nível de conhecimento da população entrevistada sobre o distúrbio neuromotor é insuficiente e merece uma abordagem mais profunda já que reconhecemos na população, um grande horizonte de propagação de conhecimento, pois a mesma se localiza em um território de produção científica acadêmica e apresenta casos de crianças com paralisia cerebral. Este conhecimento poderá ser obtido através de ações educativas programadas e da divulgação do produto deste estudo: a cartilha informativa. Unitermos: Paralisia cerebral; comunidade; distúrbio neuromotor.
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