Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL: UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DO OLHAR DAS GESTANTES
Autores
CÁSSIA MENAIA FRANÇA CARAVLHO (Relator)
GILVÂNIA PATRICIA DO NASCIMENTO PAIXÃO
SHEILA MILENA PESSOA DOS SANTOS
Modalidade Poster

Resumo
O pré-natal compreende a atenção à mulher durante a gestação, devendo incluir ações de prevenção e promoção na saúde, além de diagnóstico e tratamento adequado dos problemas que ocorrem neste período. O Ministério da Saúde (MS) preconiza que no pré-natal sejam realizadas no mínimo seis consultas, entre consultas de enfermagem e médicas. A pesquisa teve como objetivo identificar a percepção de gestantes sobre a consulta e a assistência prestada no pré-natal. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em unidades de saúde da família no município de Lagoa Grande - PE. Foram entrevistadas doze mulheres entre o 3° e 8° mês de gestação inscritas no programa. A coleta de dados foi através de entrevista, com questionário semi-estruturado, contendo doze questões. A análise dos resultados mostrou que 100% das entrevistadas realizavam o pré-natal exclusivamente com o enfermeiro (a), destas, 75% tinham realizado duas consultas ou mais. Em relação às consultas, observou-se que 58,4% e 91,6% consideraram, respectivamente, o número e o tempo de duração suficiente. Quando questionadas acerca da atenção dada pelo profissional, 100% das entrevistadas afirmaram que o mesmo atende às suas expectativas, embora 25% referiu não esclarecer suas dúvidas durante a consulta e 91,6% consideram que o pré-natal é de boa qualidade. Quanto aos temas mais abordados nas consultas, estão orientações sobre a realização dos exames, nutrição e o aleitamento materno, evidenciando que as ações educativas estão sendo realizadas de forma que possibilita a troca de experiências entre a mulher e o profissional de saúde. Podemos concluir que, mesmo contrariando o preconizado pelo MS, a assistência prestada exclusivamente pelo enfermeiro foi considerada positiva pelas usuárias. Contudo, o estudo mostra a necessidade de implementar as ações que garantam a interdisciplinaridade, permitindo a troca de conhecimentos. Unitermos: avaliação dos programas, qualidade, assistência pré-natal.