Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título RISCOS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CONTEXTO AMAZÔNICO.
Autores
SONAIRA RAQUEL BRITO (Relator)
ISIS VANESSA NAZARETH
ESTER DE MELO SENA
ELAINE CRISTINY EVANGELISTA
ANA PAULA OLIVEIRA GONÇALVES
Modalidade Poster

Resumo
Objetivo: Avaliar o desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos conforme os critérios da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância -AIDPI e identificar os fatores de risco para o desenvolvimento infantil, numa visão holística, ao invés de enfocar apenas uma condição individual, avaliando a criança em seu ambiente, em vez de se dirigir apenas para uma parte do problema. Referencial Teórico: Na infância ocorrem relevantes modificações físicas e psicológicas, portanto o acompanhamento do desenvolvimento indica as condições de saúde e vida, além dos fatores capazes de comprometê-la. O desenvolvimento infantil sofre influência de fatores intrínsecos e extrínsecos que provocam variações individuais, tornando único o curso do desenvolvimento de cada criança. Metodologia: A pesquisa foi realizada com 50 crianças, através de visita domiciliar as famílias, residentes de Belém, em área ribeirinha do Rio Guamá, por meio de entrevista e avaliação do desenvolvimento da criança. Análise dos resultados: 100% das crianças apresentaram algum tipo de exposição a riscos para o desenvolvimento infantil. Ressaltamos que 68% da amostra apresentaram riscos relacionados à educação materna, 80% riscos relacionados à condição precária de saúde, 97% a riscos relacionados a fatores ambientais e 30% expostos a risco relacionado às práticas inadequadas de cuidado e educação. Verificou-se ainda que 68% não apresentam manifestações clínicas de atraso no desenvolvimento e 32% não demonstraram um potencial pleno de desenvolvimento, o que provavelmente se deve a reduzida promoção de estímulos da família para com a criança. Conclusão: Fica explícita a necessidade de desenvolver e incentivar manobras educativas junto às famílias, estimulando-as a atuarem como supervisoras e avaliadoras do desenvolvimento, fazendo com que reconheçam e saibam dar estímulo adequado e se tornem parceiras no desenvolvimento da criança. Unitermos: desenvolvimento infantil, fatores de risco, avaliação.