Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título MUDANÇAS CURRÍCULARES: UM OLHAR PARA A REALIDADE DO ENFERMEIRO
Autores
MAX FRANCISCO DE ARAÚJO (Relator)
KLEBER RODRIGUES FARIA
ANIANDRA KAROL GONÇALVES
IVONE DE SOUZA
LUZ MARINA PINTO MARTINS
Modalidade Poster

Resumo
O presente trabalho apresenta as discussões que têm orientado o debate acerca da formação dos profissionais de enfermagem da UEMS.Objetivo: O objetivo do trabalho é fomentar possíveis mudanças na lógica da formação dos profissionais de saúde, com bases no ensino crítico-reflexivo, contribuindo assim, para uma inserção dos profissionais no mercado de trabalho. Referencial Teórico: A mudança da lógica da formação dos profissionais de saúde é uma exigência frente aos desafios da nova ordem mundial. Análise de Resultados: A formação de um profissional realmente preparado é uma das preocupações dos docentes, que não existem limitações de conhecimentos, nesse âmbito não há o intuito de formar um profissional com especificidades, mas sim um profissional generalista, ou seja, aquele que consiga exercer sua atividade frente a qualquer necessidade requisitada. Metodologia: Foram realizadas entrevistas de cunho qualitativo, na cidade de Dourados/MS, no ano 2006, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, onde participaram enfermeiros da área de docência e enfermeiro da rede pública. Conclusão: Percebemos que os enfermeiros sentem falta de tempo para estágios práticos, pois os alunos ficam muitos na teoria, consequentemente pouco tempo na prática, e também eles têm dificuldades na articulação entre teoria e prática. Pensamos que o novo currículo deve oportunizar aos alunos subsídios para melhor compreensão do processo da formação, bem como fundamentar discussões que levem a seu aprimoramento, contribuindo assim, para que o acadêmico não venha sofrer futuramente essa diferença no exercício de sua profissão. PALAVRAS-CHAVE: Mudanças Curriculares, formação profissional; ensino crítico-reflexivo.