Este relato aborda as ações da enfermagem no desenvolvimento do conceito de adolescência para crianças que estão entrando na fase da pré-adolescência. Essa experiência foi vivenciada pelos acadêmicos da Universidade do Estado do Pará com um grupo de crianças e pré-adolescentes num Centro de Referência em Assistência social - CRÁS AURÁ, localizado no bairro do Aurá no Município de Belém. Este estudo mostrou ser de grande relevância para o grupo estudado, na medida em que pode orientar esses jovens sobre a diversidade de situações que permeiam a vida dos adolescentes. Realizou-se uma interação com o grupo de crianças e pré-adolescentes de 8 a 14 anos de um bairro da periferia de Ananindeua no estado do Pará, sendo utilizada a metodologia construtivista, em que partiram deles o que é ser adolescente. Para essas crianças rumo a pré-adolescência ser adolescente é poder realizar tudo que eles têm vontade, mas que os pais ou as convenções sociais não permitem, como: namorar, ter um emprego, ter um carro, ir para as festas, ingerir bebidas alcoólicas, contudo eles não associam a idéia de ser adolescente á novas responsabilidades. Com isso percebemos que essas crianças não parecem ter noção das mudanças verdadeiramente importantes nessa nova fase da vida que estão prestes a vivenciar, nesse contexto a atuação do enfermeiro é de grande valia no sentido de orientar acerca de medidas de promoção a saúde e assim auxiliar na construção de um conceito saudável e seguro sobre ser adolescente.
Palavras Chaves: Pré-adolescentes, Enfermagem, conceito de Pré-adolescência
|