Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA REDUÇÃO DO ÍNDICE DE CESARIANAS ELETIVAS
Autores
LUCIANA MOREIRA BORGES (Relator)
ANA KARINNY CLÍMACO DE OLIVEIRA
PATRÍCIA MARTINS DA SILVA
WALQUIRIA AZEVEDO FONSECA
Modalidade Poster

Resumo
Não há na vida da mulher, fase tão vulnerável, fase esta tão cheia de dúvidas, ansiedades, medos e frustrações como o ciclo gravídico-puerperal, a demonstrar a íntima relação entre os fenômenos psíquicos e os somáticos, onde estes ficam mais intensos com a falta de conhecimento e inadequada assistência durante este processo onde torna-se necessária a introdução da prática educativa nesse período, pois educação em saúde é uma atividade planejada que objetiva criar condições para produzir as mudanças de comportamentos desejadas em relação à saúde. Identificar e avaliar a importância da educação em saúde na evolução do trabalho de parto normal, visando modificar a atitude da mulher grávida que, ao invés de ligar o parto a sentimento de medo e terror, passa a aceitá-lo com compreensão, segurança e tranqüilidade. Foi feita uma revisão bibliográfica em livros, artigos e periódicos tanto nacionais como internacionais. Encontrou-se que os fatores básicos que influenciam um parto satisfatório são: o conhecimento sobre o parto, os temores relacionados à gravidez; o estado de ansiedade; a expectativa de dor; e a confiança na capacidade de dominar a dor. Estudo feito em primíparas mostrou que aquelas que demonstraram maior conhecimento sobre o parto e maior confiança após um curso de preparação para o parto tiveram partos menos dolorosos. Os autores concluem que a informação e o apoio são importantes para uma boa preparação para o parto, pois as evidências científicas mostraram que o determinante de uma boa evolução do parto é o quanto à mulher sentiu-se protagonista do evento, ou seja, qual o nível de controle que ela percebeu exercer sobre o processo, o grau em que sua opinião foi aceita e o nível de informação que lhe foi dada durante a execução dos procedimentos. Observa-se que a mulher tem necessidade de ser o sujeito ativo e participante de todo o processo e não apenas um objeto. PALAVRAS-CHAVES: Educação em Saúde; Parto; Ciclo Gravídico-Puerperal.