Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título PROCESSO EDUCATIVO NO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO MEDIATO: UM DESEFIO PARA A ENFERMAGEM
Autores
TAIRLA SOUSA PAMPLONA DA SILVA (Relator)
TÁSSIA SOUSA PAMPLONA DA SILVA
JULIANA BENJAMIN DE SOUZA
ZANDRA DA SILVA E MOTA
Modalidade Poster

Resumo
Os processos educativos em enfermagem devem ser como mecanismos ou técnicas pedagógicas para serem utilizadas em todo período perioperatório tendo como meta auxiliar a cliente a promover sua saúde e minimizar a ansiedade e o medo que são peculiares diante de uma cirurgia de histerectomia total, contribuindo com o procedimento e recuperação da cliente. Carpenito (1999) refere que a orientação pré-operatória é definida como ações educativas e de apoio que a enfermeira toma para auxiliar o cliente cirúrgico a promover sua própria saúde antes e depois da cirurgia. Murray (1989) diz que a fundamental missão da enfermagem é manter as necessidades humanas básica atendidas. A cliente com câncer uterino submetida ao procedimento cirúrgico exterioriza a auto-estima afetada. Neste momento, é papel da enfermeira atuar em prol do estado psicológico desta cliente, promovendo os devidos cuidados no pré-operatório mediato. Tivemos como objetivos analisar o Processo Educativo no pré-operatório Mediato a pacientes que se submeterão a histerectomia total, assim como descrever o processo educativo referente às intervenções de enfermagem à paciente com câncer de útero. Fizemos uso da pesquisa exploratória descritiva como Metodologia, que consiste no levantamento de toda a bibliografia já publicada que se tem acesso, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e impressa escrita (MARCONI e LAKATOS, 2001). Esse levantamento bibliográfico foi feito na Biblioteca "Leontina Gomes" da UEPA/Campus IV. Tendo como resultado um total de 22 livros, 2 periódicos e 60 artigos indexados, apenas 14 livros abordavam o conteúdo do trabalho e 3 artigos indexados, portanto os únicos utilizados. Sendo assim, concluiu-se que o material referente ao processo educativo é escasso, poucas literaturas abordam o assunto, sendo que grande parte apresenta o processo educativo de forma sucinta.