O presente relato de atividade desenvolvida em Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Goiânia/GO traz a reflexão sobre a importância e urgência de uma prática profissional voltada para educação em saúde. Teve como objetivos favorecer espaços para o conhecimento e aprendizado em saúde na perspectiva de prevenção e promoção; oportunizar a troca de experiências e informações com vista para aspecto coletivo; favorecer a construção de uma saúde pública com qualidade. Com o auxílio das teorias de educação e as teorias de enfermagem aprofundamos nossos conhecimentos na área da educação em saúde e planejamos nossa prática assistencial educativa. A metodologia usada ao participar dos encontros foi interagir na vivência grupal, através de situações práticas, onde esclarecemos, informamos e orientamos as gestantes, desmistificando as fantasias errôneas que muitas vezes são passadas de geração para geração. As reuniões eram semanais onde a cada encontro era abordado e dialogado um tema escolhido pelas próprias gestantes. O grupo era composto por gestantes em diferentes idades gestacionais e eram utilizados recursos visuais e dinâmicas de grupo para o desenvolvimento da fala expositiva e dialogada. Ao final de cada encontro era oferecido um lanche para maior integração entre o grupo e as acadêmicas. Como acadêmicas de enfermagem consideramos muito positiva a oportunidade de coordenar reuniões tão importantes para o desenvolvimento da qualidade de vida do grupo. Essa experiência contribuiu para nosso aprendizado como acadêmicas e para posteriores atuações na comunidade já como enfermeiras.
Palavras-chave: Enfermagem, gestantes, educação em saúde.
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