PROCESSOS EDUCATIVOS, SUJEITOS EMANCIPADOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
*Wilza Rocha Pereira
**Débora da Silveira Campos
O objetivo desse estudo é identificar como o processo de práticas pedagógicas em enfermagem tem sido abordado nas publicações científicas. Tomou-se como objeto a produção bibliográfica sobre processo educativo produzida entre 2000 a 2007, trata-se de um estudo de Revisão Bibliográfica delimitado pelas normas da ABNT. A coleta de dados envolveu a busca nas bases de dados da Bireme (BDENF e Scielo), investigamos 37 artigos de periódicos nacionais e internacionais a partir dos unitermos: Enfermagem,Pedagogia e Processo de Ensino. Para analisar as publicações buscamos a abordagem teórica metodológica da ética e cidadania trazidas por Pedro Demo e a técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin.Os resultados mostraram a enfermagem como prática social e conseqüentemente como aquela que é capaz de mobilizar e transformar a realidade, porém, nos remete a necessidade de atentarmo-nos para a formação de sujeitos emancipados e protagonistas de novas relações sociais a partir da construção social do pensar e do agir, do reconhecer as relevâncias do cenário e saber intervir. A análise da literatura nos indica a necessidade de desenvolver produções científicas que discutam os princípios de flexibilidade e potencialidades de docentes, discentes, trabalhadores e usuários associados aos princípios e diretrizes do SUS.
Palavras-Chave: Processo educativo, Enfermagem e Cidadania.
*Docente do Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT;
**Mestranda do Programa de Enfermagem - UFMT |