Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM EM MATERNIDADE PÚBLICA DE TERESINA
Autores
DEBORA COSTA DE SOUSA (Relator)
LIVIA MARIA MELLO VIANA
MARCELO PRADO SANTIAGO
FRANCIANE DE ARAÚJO SILVA
LÚCIA LEONARA FONSECA RODRIGUES ALVES
Modalidade Poster

Resumo
AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM EM MATERNIDADE PÚBLICA DE TERESINA INTRODUÇÃO: O enfermeiro, para prestar a assistência com qualidade, necessita inserir-se na realidade de forma consciente, competente, técnica e científica. Embora grande parte já tenha a percepção da necessidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), o processo de implantação, a escolha de referencial e metodologia adequada, constituem desafio. OBJETIVOS: Procurou-se determinar os fatores facilitadores e dificultadores à utilização dos impressos da SAE; identificando a frequência de utilização; e determinando os itens de maior dificuldade de utilização. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo de natureza quantitativa, com dados coletados referentes a dois meses. RESULTADOS: Foram avaliados 673 prontuários, onde em outubro (56,29%) e novembro (45,5%) os prontuários continham 3 impressos e que, somente 7,34%(out) e 4,7%(nov), não apresentava nenhum. Pode-se inferir que, o impresso com maior incidência nos dois meses é o de evolução. No preenchimento notou-se que 74,37%(out) e 63,08% (nov) dos históricos estavam completos; 94,23%(out) e 79,05%(nov) das evoluções e prescrições estavam incompletas. Onde 91,96%(out) e 93,08%(nov) dos históricos foram considerados ótimos; as evoluções oscilaram entre boas (43,46%-out) e ótimas (31,17%-nov), e as prescrições regulares (56,03%-out, 53,34%-nov). Com relação ao preenchimento do histórico, pôde-se observar que, dos sete itens, o que apresenta menor índice de preenchimento (17,08%-out, 25,38%-nov) é o exame físico/diagnóstico.CONCLUSÃO: O processo da SAE ainda encontra obstáculos para ser realmente efetivado, em toda sua plenitude, demonstrando que acontece uma separação entre teoria e prática. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação, sistematização, assistência.