Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título ETAPAS DA VIDA ADOLESCÊNCIA BEM VIVIDA, RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
DÉBORA DA SILVEIRA CAMPOS (Relator)
WILZA ROCHA PEREIRA
DEJANINE SOARES DA SILVA
LETÍCIA BAETZ DA SILVA
Modalidade Poster

Resumo
Etapas da vida adolescência bem vivida, é um projeto desenvolvido na Unidade Básica de Saúde do Jardim Independência em Cuiabá/MT, como requisito da Disciplina: Estágio Curricular I, preconizada pela Faculdade de Enfermagem - UNIC e tem como eixo norteador o exercício da cidadania aos usuários do SUS,especificamente adolescentes que residem na região. Trata-se de um relato de experiência nas normas da ABNT, que objetiva a divulgação e reflexão das atividades encaminhadas a Coordenadoria de Extensão - COEX/UNIC. Experiências essas que ocorreram nos meses de Março a Maio/2007, pautadas no referencial teórico de Pedro Demo e que compreendem os temas: Projeto de vida, Drogas,Sexualidade, Auto-imagem e Violência doméstica e social elencados pelos próprios adolescentes, através da 1ª fase do Projeto denominada:"Reconhecimento". As abordagens foram realizadas por meio de dinâmicas de grupos, associadas às palestras, nas 4ªs e 5ªs - feiras, no Centro Comunitário do bairro.Como resultado do 1º momento do projeto destacamos o complexo processo da identidade desses jovens, em que interferem as atitudes dos próximos, durante a socialização primária, mas, sobretudo, e decisivamente,o olhar que estigmatiza e seu contraponto - a curiosidade e o desconhecimento, uma vez que as imposições familiares, as lacunas existentes na formação escolar e a ausência de meios de discussão na comunidade, propiciam a configuração do jovem como uma figura abstrata, insensível e invisível aos seus desejos. Concluímos que a implantação de projetos desta natureza,é de suma importância para a ampliação dos campos de discussão, socialização e inserção do profissional Enfermeiro na comunidade em que atua, isso implica em considerar o jovem como um SER singular e não como um bloco homogêneo. Significa,portanto, compreender o processo ensino-aprendizagem com seus atores e recursos, estreitando a vulnerabilidade social e a exclusão social. Palavras-Chaves: cidadania,exclusão social e adolescentes.