Etapas da vida adolescência bem vivida, é um projeto desenvolvido na Unidade Básica de Saúde do Jardim Independência em Cuiabá/MT, como requisito da Disciplina: Estágio Curricular I, preconizada pela Faculdade de Enfermagem - UNIC e tem como eixo norteador o exercício da cidadania aos usuários do SUS,especificamente adolescentes que residem na região. Trata-se de um relato de experiência nas normas da ABNT, que objetiva a divulgação e reflexão das atividades encaminhadas a Coordenadoria de Extensão - COEX/UNIC. Experiências essas que ocorreram nos meses de Março a Maio/2007, pautadas no referencial teórico de Pedro Demo e que compreendem os temas: Projeto de vida, Drogas,Sexualidade, Auto-imagem e Violência doméstica e social elencados pelos próprios adolescentes, através da 1ª fase do Projeto denominada:"Reconhecimento". As abordagens foram realizadas por meio de dinâmicas de grupos, associadas às palestras, nas 4ªs e 5ªs - feiras, no Centro Comunitário do bairro.Como resultado do 1º momento do projeto destacamos o complexo processo da identidade desses jovens, em que interferem as atitudes dos próximos, durante a socialização primária, mas, sobretudo, e decisivamente,o olhar que estigmatiza e seu contraponto - a curiosidade e o desconhecimento, uma vez que as imposições familiares, as lacunas existentes na formação escolar e a ausência de meios de discussão na comunidade, propiciam a configuração do jovem como uma figura abstrata, insensível e invisível aos seus desejos. Concluímos que a implantação de projetos desta natureza,é de suma importância para a ampliação dos campos de discussão, socialização e inserção do profissional Enfermeiro na comunidade em que atua, isso implica em considerar o jovem como um SER singular e não como um bloco homogêneo. Significa,portanto, compreender o processo ensino-aprendizagem com seus atores e recursos, estreitando a vulnerabilidade social e a exclusão social.
Palavras-Chaves: cidadania,exclusão social e adolescentes.
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