Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título DISCUTINDO GÊNERO E VIOLÊNCIA DURANTE A GRADUAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF
Autores
ALINE SILVA JERÔNIMO (Relator)
CLÁUDIO CLAUDINO DA SILVA FILHO
NADIRLENE PEREIRA GOMES
NORMÉLIA MARIA FREIRE DINIZ
SHEILA MILENA PESSOA DOS SANTOS
Modalidade Poster

Resumo
As questões de gênero e a problemática da violência contra a mulher vêm sendo discutidas lentamente enquanto problemas de saúde pública, uma vez que permeiam os múltiplos contextos de saúde desde a atenção básica. Apesar disso, a incompatibilidade dos profissionais frente à complexidade em se lidar com estas temáticas é consenso na literatura. A Lei 11.340, nomeada Maria da Penha, instiga a necessidade de inclusão de conteúdos de gênero em todos os níveis educacionais. Assim, este trabalho trata-se de um relato de experiência exemplificando os esforços sistemáticos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em formar profissionais mais sensíveis à problemática da violência contra a mulher e suas implicações para o bem-estar e os direitos humanos. Para isso, o módulo curricular de "Saúde da Mulher e Gênero" contemplou atividades como: inclusão da temática de violência contra a mulher no conteúdo programático de aulas expositivas; participação dos discentes nas reuniões da Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Sexual de Petrolina/PE, tendo por objetivo principal contribuir para uma maior articulação entre os serviços envolvidos na atenção à mulher violentada; visita com os acadêmicos às instituições que atendem à mulher em situação de violência, vislumbrando o percurso entre elas; realização de oficinas com a comunidade para fomentar discussões acerca das relações familiares e perceber situações de violência veladas; realização de oficinas com mulheres em situação de violência, promovendo o fortalecimento de sua auto-estima; dentre outras experiências. Avalia-se as iniciativas como viabilizadoras do aprimoramento acadêmico-profissional durante o instigamento de futuros enfermeiros menos tecnicistas e com uma visão mais ampla de papéis institucionais, efetivando a interdisciplinaridade e a humanização em seus futuros contextos de trabalho. UNITERMOS: enfermagem; violência contra a mulher; currículo.