Introdução: O diabetes mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis elevados de glicose no sangue, resultante de defeitos na secreção de insulina e/ou na sua ação. Segundo Gyton (1998), essa doença resulta da incapacidade do pâncreas em secretar insulina pela degeneração ou inativação das células beta nas ilhotas de Langherans. Divide-se nos tipos 1 e 2, que diferem nos seus padrões de herança, respostas à insulina e em defeitos genéticos específicos das funções das células beta. Objetivos: Identificar os principais problemas de saúde dos portadores de Diabetes Mellitus; orientá-los quanto à importância do autocuidado prevenindo suas complicações. Metodologia: Estudo exploratório, descritivo, através de revisão bibliográfica, realizada em referenciais teóricos, bases de dados Lilac, baseado no modelo bifocal de Lynda Carpenito e Taxonomia NANDA. Resultados: Identificados nos principais diagnósticos de enfermagem que podem estar presentes nos portadores como: Alto risco de déficit de volume de líquido relacionado à poliúria e desidratação; nutrição alterada relacionada ao desequilíbrio de insulina, alimentação e prática física; déficit de conhecimento sobre o autocuidado. Plano de cuidado: Manutenção do balanço hidreletrolítico; monitorar sinais vitais, a ingesta nutricional, a glicose sangüínea, cetonas urinárias e peso diário; ensinar a importância da educação continuada; Metas: Equilíbrio hidreletrolítico; balanço metabólico; o paciente demonstrar a importância do controle contínuo da glicose, especialmente nas mudanças no horário ou padrão alimentar e demonstrar habilidades de sobrevivência como a insulinoterapia, tratamento nutricional e prevenção das complicações. Conclusão: O Enfermeiro tem papel fundamental no êxito do tratamento do Diabetes mellitus pois, observa a aceitação, compreensão do tratamento e as habilidades do paciente para o autocuidado, prevenindo assim complicações.
Unitermos: Diabetes mellitus, educação, tratamento. |