Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título A COMUNICAÇÃO E O CUIDADO EM SAÚDE - RELEVÂNCIA PARA ENFERMAGEM
Autores
RAPHAELLA ALVIM LIMA (Relator)
MARILDA ANDRADE
JORGE LUIZ LIMA DA SILVA
Modalidade Poster

Resumo
A palavra comunicação vem do latim comunicare, que tem como significado "por em comum". Designada como troca de mensagens, é considerada um processo, método ou instrumento, por meio do qual as significações são transmitidas entre pessoas ou grupos. O estudo buscou levantar conteúdos sobre comunicação, considerada instrumento essencial de intervenção e como fator envolvido no cuidado. O tema mostra-se relevante visto que o cuidado se estabelece entre o enfermeiro e o cliente, no âmbito hospitalar, ambulatorial, domiciliar ou coletivo, através da interação participativa entre emissor e receptor, ou seja, profissional e cliente em um processo dinâmico. Trata-se de um relacionamento profissional, baseado na confiança e no respeito, com isso, é necessário que se conheçam alguns preceitos da comunicação. A coleta de dados se deu através de pesquisa bibliográfica com base em fontes secundárias realizada em biblioteca, em meio virtual. Foram eleitas e analisadas as obras dos últimos dez anos. Emergiram as categorias funções da comunicação, importância da comunicação para enfermagem, comunicação na clínica e potenciais problemas na comunicação. A forma de abordar o cliente pode inibir ou estimular o paciente a falar e a expor sua percepção a respeito da situação, mostrando aquilo que é realmente significativo para ele. Foi percebido que tanto a saúde quanto a doença são estados relativos, e as próprias palavras significam coisas diferentes, para diferentes pessoas, assim como, para estabelecer qualquer relacionamento, deve-se considerar os padrões sócio-econômicos, culturais e até mesmo religiosos de cada indivíduo. Para os enfermeiros, a comunicação, portanto, é um meio para levantamento de necessidades, ajuda ao paciente a enfrentar e entender seus problemas de forma participativa, buscando-se, através dela, novas soluções e estratégias, visando a recuperação, a manutenção, a promoção da saúde cliente e da coletividade.