Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título O USO DO PORTFÓLIO COMO ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO ATIVA E REFLEXIVA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
FELIPE BARBOSA DE CARVALHO (Relator)
JORGE LUIZ LIMA DA SILVA
FELIPE BARBOSA DE CARVALHO
Modalidade Poster

Resumo
O estudo expõe os resultados de experiência efetivada em Curso de Graduação em Enfermagem onde foi aplicado o portfólio como instrumentos de avaliação no processo de ensino-aprendizagem. Buscou-se conhecer a concepção dos estudantes sobre a utilização do instrumento na disciplina Introdução aos Cuidados de Enfermagem. O estudo qualitativo descritivo utilizou como instrumento de coleta de dados questionário estruturado. Participaram do estudo 48 estudantes do terceiro período de Instituição privada de ensino superior. Os depoimentos demonstram boa a ótima aceitação. Os estudantes consideram o portfólio um recurso que incentiva a participação, estimula o raciocínio crítico, proporciona melhor aprendizagem e estimula a pesquisa. As dificuldades apresentadas foram referentes à adaptação dos estudantes a criar, refletir coletar e organizar informações em seu material. Unitermos: portfólio, ensino-aprendizagem, enfermagem.