Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título OFICINA EDUCATIVA COMO FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA
Autores
ANA RITA PIMENTEL CASTELO (Relator)
JAMILE DE SOUSA OLIVEIRA
JULIANA MARIA VIEIRA DE SANTIAGO
JULIANA GONÇALVES AGUIAR
PACÍFICA PINHEIRO CAVALCANTI
Modalidade Poster

Resumo
Adolescência é o período de rápida maturação e as relações sexuais nessa fase têm-se iniciado mais cedo e com maior número de parceiros, contribuindo para aumentar a ocorrência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A relação do Modelo de Enfermagem Roper-Logan-Tierney com a adolescência está direcionada à promoção e prevenção da saúde e a intervenção torna-se necessária para proporcionar melhor qualidade de vida. Objetivamos promover a Educação em Saúde e proporcionar o conhecimento e capacidade para desenvolver o autocuidado. As atividades foram desenvolvidas com quinze adolescentes no Projeto Famílias Reunidas, em Fortaleza-CE, no mês de maio de 2007, totalizando cinco encontros. Na primeira visita, observaram-se aspectos do Projeto e o papel desempenhado por este na comunidade. Nesta visita, reunimo-nos com seis adolescentes que destacaram as principais dificuldades que o meio impunha e sugeriram temas para as oficinas. Foram realizadas quatro Oficinas Educativas fundamentadas na Educação em Saúde, as quais se iniciavam por dinâmica de apresentação. Na primeira oficina exibimos um filme sobre violência, evasão escolar e drogas; finalizando-a com debate. Na segunda oficina desenvolvemos uma dinâmica com balões que continham perguntas englobando as doze atividades de vida previstas no Modelo de Enfermagem; por fim, abordamos o assunto "sexualidade na adolescência", em forma de palestra. No terceiro encontro pedimos que confeccionassem cartazes com o tema "Adolescência" e que assistissem à peça teatral sobre gravidez, início da atividade sexual, diálogo com a família e métodos contraceptivos (MC); para encerrar realizamos jogo educativo com os mesmos temas da peça. No último encontro, foi exibido vídeo sobre DST e MC; repetiu-se o uso do jogo educativo do dia anterior com adição de novos temas. As acadêmicas constataram que as oficinas representaram um espaço de reflexão e discussão sobre assuntos que dificilmente são abordados na família ou nas escolas.