Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PERIOPERATÓRIO DE PARATIREOIDECTOMIA:ESTUDO DE CASO
Autores
PATRICIA MARIA DA SILVA (Relator)
MIRIAM VON HELD LANGHI
MAX MOURA DE OLIVEIRA
MARY ANNE DO NASCIMENTO NETO
ENDERSON HERNANADES CASTILHO
Modalidade Poster

Resumo
O hiperparatireoidismo causado pela produção excessiva do hormônio paratireóideo/PTH pelas glândulas paratireóides, caracteriza-se pela descalcificação óssea e desenvolvimento de cálculos renais contendo cálcio. Classificado em dois tipos: hiperparatireoidismo primário e secundário. O individuo acometido pode ser assintomático ou apresentar sinais e sintomas decorrentes do envolvimento de diversos sistemas corporais. Podendo ocorrer apatia, fadiga, fraqueza muscular, náuseas, vômitos, constipação, hipertensão e disritmias cardíacas, devido à concentração aumentada de cálcio no sangue. Além de manifestações psicológicas que variam desde irritabilidade e neurose até psicose. O objetivo do trabalho consiste em aprofundar o estudo acerca do hiperparatireoidismo, fazendo revisão literária atualizada, indicando diagnósticos de enfermagem envolvidos no caso do cliente em perioperatório de Paratireoidectomia, preconizando cuidados com base nos diagnósticos, listando resultados esperados e realizando uma reflexão do cuidar. Trata-se de estudo de caso descritivo, realizado com um paciente selecionado no Hospital Universitário Antônio Pedro/HUAP, localizado em Niterói-RJ. A coleta de dados ocorreu através de formulário e os dados categorizados e analisados conforme os referenciais teóricos selecionados. Através deste obtivemos uma melhor compreensão do período perioperatório de um cliente com hiperparatireoidismo, secundário, decorrente de Insuficiência Renal Crônica. Onde foram realizados os cuidados de enfermagem referente ao caso e promoção da educação em saúde priorizando o autocuidado, proporcionando meios para o individuo ser ativo no processo de cura. Assim, destacamos a importância do enfermeiro sobre o processo de trabalho em saúde, onde deve implementar o saber adquirido ao longo da formação acadêmica juntamente com inovações existentes na área , além da utilização de um olhar critico sobre o doente com a valorização da pessoa, visto que o cuidado é individual.