Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título A HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO NA SAÚDE
Autores
ANDRÉA ROSANE SOUSA SILVA (Relator)
POLLYANA GOMES ROSENDO
MAGALY BUSHATSKY
LYGIA FERNANDA ALMEIDA GALVÃO
Modalidade Poster

Resumo
Trata-se de um estudo bibliográfico de fonte secundária (MEDLINE e LILACS) de 1999 à 2005, com o objetivo de analisar a produção científica sobre A Humanização do Atendimento na Área da Saúde. A necessidade de se falar de humanização do atendimento na área da saúde surge quando se constata que a evolução científica e técnica dos serviços de saúde não têm sido acompanhadas por um avanço correspondente na qualidade do contato humano. Humanização é ofertar atendimento de qualidade articulando os avanços tecnológicos com acolhimento, com melhoria dos ambientes de cuidado e das condições de trabalho dos profissionais, seja ele da saúde ou não, fortalecendo desejável comportamento ético e o arsenal técnico-científico. Muitas dificuldades enfrentadas pelos usuários da saúde podem ser evitadas quando se ouve, acolhe, compreende, respeita e considera suas opiniões, queixas e necessidades. Esse reconhecimento deve possibilitar a construção, pelo profissional de saúde, de uma consciência crítica acerca de seus direitos e deveres no seu papel como agente de mudanças no sistema de saúde. Com este artigo, pretendemos enriquecer o debate sobre a cultura assistencial e sobre a importante proposta de humanização, e assim, contribuir para a reflexão mais crítica dos modelos e ações em saúde. Unitermos: Humanização, Atenção primária à saúde, Serviços de saúde.