Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título TEATRALIZAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO EM SAÚDE MENTAL
Autores
FABÍOLA SALVADOR BEZERRA (Relator)
JÉSSYCA NATHIELLY BARBOSA SANTOS
SHEILA MILENA PESSOA DOS SANTOS
Modalidade Poster

Resumo
A Reforma Psiquiátrica surge marcada pela crítica ao modelo médico-psiquiátrico a partir dos esforços dos movimentos sociais pelos direitos dos pacientes psiquiátricos. Várias estratégias terapêuticas têm sido utilizadas com enfoque na promoção da saúde e tratamento dos transtornos mentais através da reinserção social e protagonismo dos usuários dos serviços de saúde mental. Nesse contexto o Ensino de Enfermagem referente à Saúde Mental vem admitindo como desafio colocar em prática de fato os pressupostos da psiquiatria atual, propondo intervenções que valorizem o experiência de desinstitucionalização, sob a ótica da cidadania do paciente psiquiátrico. Este trabalho trata do relato de experiência no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II André do Cavaquinho) no município de Petrolina-PE, durante o segundo semestre de 2006 e fez parte do conteúdo curricular prático do Módulo em Saúde Mental. Dentro das atividades realizadas pela Equipe CAPS está incluída a educação em saúde. Sendo assim, foi selecionado um tema que repercute de algum modo na saúde dos mesmos e que tem grande incidência entre os usuários, o tabagismo. Utilizando-se da ferramenta da teatralização foi construído um roteiro e cenário cômico abordando a temática escolhida de forma leve e descontraída. Participaram da atividade usuários em todas as modalidades de tratamento e profissionais do CAPS. O resultado do trabalho foi marcado pela participação ativa dos usuários em relação ao tema discutido, além de proporcionar momento de reflexão, oportunizando a expressão dos posicionamentos e opiniões desvinculados de conceitos rígidos e utópicos. Avalia-se a estratégia de educação em saúde adotada como estimulante, rompendo a barreira imposta pela palestra tradicional, que posiciona o profissional de saúde como detentor do saber, reafirmando a necessidade de incentivar o uso de métodos alternativos nos processos de educação e promoção da saúde. Unitermos: Saúde mental; Educação em Saúde; Enfermagem