DA UNIVERSIDADE PARA A CRECHE: PARCEIROS DE UMA PROPOSTA INTEGRALIZADA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE.
INTRODUÇÃO: O aumento da desigualdade social vem proporcionando uma exclusão das classes mais desfavorecidas a assistência básica à saúde e a informação.O presente projeto teve a finalidade de reafirmar essa desigualdade, comparando exames parasitológicos de creches públicas e privadas, também promover entendimento da importância da realização de educação em saúde no cotidiano, contribuindo para impedir a disseminação de doenças de fácil difusão, e faixa etária susceptível a infestação de verminoses que pode-se fazer um controle. O importante é realizar trabalho interdisciplinar em saúde, capaz de promover um confronto com a realidade socioeconômica das crianças.
OBJETIVOS: Identificar informações bascas sobre verminoses, seu modo de transmissão, prevenção e controle, conhecer o nível de informação dos funcionários das creches em relação as verminoses, descrever o índice epidemiológico das parasitoses em crianças de 1 a 4 anos e comparar esse índice entre uma creche pública e privada, proporcionar reflexões no meio escolar e no contexto familiar em relação a nutrição, hábitos de higiene pessoal e dos alimentos, proporcionar interação entre universidade e comunidade, além de permitir aos estudantes por em prática os conhecimentos adquiridos no contexto de sala de aula
METODOLOGIA: trabalho exploratório descritivo,em duas creches pública e privada de Vila Velha, com 200 crianças na faixa etária de 1 a 4 anos de idade, e também com os funcionários das duas creches. Realizou-se observação participativa, com a intenção de aproximar do contexto das creches. O instrumento será um formulário para crianças e funcionários, com questões estruturadas, semi-estruturadas e abertas, que retratam sobre os dados sócio-demográficos e específicos de parasitoses.O trabalho de coleta e análise das lâminas serão realizados pelos alunos do Curso de Farmácia da UVV.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Notou-se que enquanto estudantes de enfermagem e de farmácia, desenvolver atividade de extensão, valorizando a participação de atores dos serviços e da comunidade, reforça a compreensão integral da criança no processo saúde-doença. Sabe-se que as creches têm o princípio básico da educação infantil, contemplando necessidades de desenvolvimento intelectual, acesso ao saber e direito a socialização. Notou-se que as creches observadas estão longe de tal realidade. Desse modo, a participação de estudantes de enfermagem e farmácia neste tipo de estudo, só contribui para prestar um cuidado a criança, não apenas com intervenções pontuais de controle de saúde, mas ajudando os Diretores e Coordenadores a refletirem e desenvolverem um processo de formação diferenciado dos funcionários das creches.
Unitermos: Creche, Parasitoses e Crianças.
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