Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título DA UNIVERSIDADE PARA A CRECHE: PARCEIROS DE UMA PROPOSTA INTEGRALIZADA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE.
Autores
MARIA TEREZA COIMBRA DE CARVALHO (Relator)
LORENA SILVEIRA FURIERI
JOANA MOURA DO NASCIMENTO RONCHI
FLÁVIA MATOS BRITO
NATHÁLIA NEGRELLI PIEROTE
Modalidade Poster

Resumo
DA UNIVERSIDADE PARA A CRECHE: PARCEIROS DE UMA PROPOSTA INTEGRALIZADA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. INTRODUÇÃO: O aumento da desigualdade social vem proporcionando uma exclusão das classes mais desfavorecidas a assistência básica à saúde e a informação.O presente projeto teve a finalidade de reafirmar essa desigualdade, comparando exames parasitológicos de creches públicas e privadas, também promover entendimento da importância da realização de educação em saúde no cotidiano, contribuindo para impedir a disseminação de doenças de fácil difusão, e faixa etária susceptível a infestação de verminoses que pode-se fazer um controle. O importante é realizar trabalho interdisciplinar em saúde, capaz de promover um confronto com a realidade socioeconômica das crianças. OBJETIVOS: Identificar informações bascas sobre verminoses, seu modo de transmissão, prevenção e controle, conhecer o nível de informação dos funcionários das creches em relação as verminoses, descrever o índice epidemiológico das parasitoses em crianças de 1 a 4 anos e comparar esse índice entre uma creche pública e privada, proporcionar reflexões no meio escolar e no contexto familiar em relação a nutrição, hábitos de higiene pessoal e dos alimentos, proporcionar interação entre universidade e comunidade, além de permitir aos estudantes por em prática os conhecimentos adquiridos no contexto de sala de aula METODOLOGIA: trabalho exploratório descritivo,em duas creches pública e privada de Vila Velha, com 200 crianças na faixa etária de 1 a 4 anos de idade, e também com os funcionários das duas creches. Realizou-se observação participativa, com a intenção de aproximar do contexto das creches. O instrumento será um formulário para crianças e funcionários, com questões estruturadas, semi-estruturadas e abertas, que retratam sobre os dados sócio-demográficos e específicos de parasitoses.O trabalho de coleta e análise das lâminas serão realizados pelos alunos do Curso de Farmácia da UVV. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Notou-se que enquanto estudantes de enfermagem e de farmácia, desenvolver atividade de extensão, valorizando a participação de atores dos serviços e da comunidade, reforça a compreensão integral da criança no processo saúde-doença. Sabe-se que as creches têm o princípio básico da educação infantil, contemplando necessidades de desenvolvimento intelectual, acesso ao saber e direito a socialização. Notou-se que as creches observadas estão longe de tal realidade. Desse modo, a participação de estudantes de enfermagem e farmácia neste tipo de estudo, só contribui para prestar um cuidado a criança, não apenas com intervenções pontuais de controle de saúde, mas ajudando os Diretores e Coordenadores a refletirem e desenvolverem um processo de formação diferenciado dos funcionários das creches. Unitermos: Creche, Parasitoses e Crianças.