Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA MELHORIA DO ATENDIMENTO
Autores
IVONE REGINA FERNANDES (Relator)
ELISA SETSUKO I. IMAI
Modalidade Poster

Resumo
INTRODUÇÂO: A Educação Continuada em enfermagem tem sido enfocada sob várias óticas, no aprimoramento da equipe de enfermagem. A globalização da economia impôs busca de competitividade nos resultados de produtividade e satisfação do cliente. Os enfermeiros da Educação Continuada tem buscado cursos de aprimoramento e capacitação, para acompanhar as transformações exigidas pelo mercado cada vez competitivo, e as novas tecnologias para assistência à saúde. Para que haja crescimento profissional da equipe de enfermagem, é imprescindível que a Educação Continuada viabilize estratégias de treinamento, e o resultado venha refletir num atendimento qualificado(1,2) . Além disso, a enfermagem continuará a ser importante força do futuro, diferenciando-se nos cuidados prestados ao cliente.OBJETIVO: Verificar através da folha de avaliação das aulas da Educação Continuada, o número de participantes nestas aulas.METODOLOGIA: Estudo retrospectivo, descritivo, baseados no instrumento de avaliação de Aulas , no período de Agosto de 2005 à Agosto de 2006, nos turnos da manhã, tarde e noite. As aulas são ministradas pelas enfermeiras da Educação Continuada, às quintas feiras, nos horários das 7:30 h, 14:00 h e 19:30 h., com duração de duas horas, e a participação dos funcionários é no horário de serviço.RESULTADOS: Houve participação de 1700 profissionais de enfermagem, e um total de 162 aulas, cujos temas mais solicitados foram: Anotação de enfermagem; Terminologias; Técnicas Básicas; Cálculos; Curativos; Hipertensão; Parada Cárdio Respiratória (PCR); Passagem de plantão e Eletrocardiograma.CONCLUSÂO: Acreditamos que o incentivo ao aprimoramento, e a adesão dos profissionais às aulas, tem motivado as enfermeiras da Educação Continuada a continuar estas aulas, principalmente porque vem de encontro às nossas metas: melhoria na qualidade no atendimento de enfermagem.