RECURSOS ALTERNATIVOS COMO APOIO NO PROCESSO
ENSINO-APRENDIZAGEM
Unitermos: ensino-aprendizagem, acadêmicos, recursos alternativos
Autores:
Suelem do Rozario
Clemilce Bonfá
Jorge Luiz Lima da Silva
Rodrigo Pereira Lima
Aline Landim Farani Faria
RESUMO
O estudo surgiu a partir da observação de algumas dificuldades demonstradas
pelos acadêmicos do 4º período do curso de graduação em realizar uma relação
direta entre os conteúdos teóricos e práticos ministrados pela disciplina
Semiologia e Semiotécnica II. Objetivou-se desenvolver a motivação do aluno,
através do incentivo, com o uso de materiais de apoio direcionados para a
prática de ensino em ensino teórico prático. Trata-se de um estudo descritivo
desenvolvido em três momentos: levantamento bibliográfico dos temas abordados
pela disciplina, aplicação de questionário aos estudantes e confecção de
panfletos explicativos de reforço aos conteúdos apontados pela pesquisa. Como
resultados obteve-se 4 panfletos com os seguintes temas: banho no leito,
cálculo de medicamentos, punção venosa e exame físico. O material possui boa
aceitação no meio acadêmico e pelos profissionais de enfermagem do hospital
universitário e vem demonstrando sua relevância enquanto um instrumento de
reforço e incentivo ao processo de ensino-aprendizagem.
|