Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título A EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS NAS CONSULTAS DE ENFERMAGEM EM GINECOLOGIA REALIZADAS EM ESF EM DOURADOS/MS
Autores
MÁRCIA MARIA RIBERA LOPES (Relator)
JAQUELINE NOWAK BENGUELLA
REJANE MIGUEL DA SILVA
ROSE MARIANO
ROSIMEIRE DOS SANTOS ALMEIDA
Modalidade Poster

Resumo
Objetivo: identificar os fatores que influenciaram o desenvolvimento do projeto de extensão de consultas de enfermagem em ginecologia na visão dos acadêmicos participantes em Dourados/MS. Referencial Teórico: A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem como objetivo a redução da morbi-mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis (como o câncer de mama e colo uterino), em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie, ampliando e qualificando a atenção clínico-ginecológica. Metodologia: Estudo transversal, desenvolvido mediante a aplicação de questionário para seis acadêmicos que participaram do projeto de extensão no período de 2006 a 2007. Para a tabulação e análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva simples. Análise dos resultados: Todos os acadêmicos envolvidos (100%) foram unânimes na opinião de que o desenvolvimento do projeto proporcionou-lhes maior conhecimento na área, enriquecendo a relação da teoria com a prática. Um total de 83,3% relataram a aquisição de experiência, sendo que 50% destacaram a sensação de maior responsabilidade no desenvolvimento das ações, 33,3% referem melhora na postura de profissional, além de 16,6% citarem o aprendizado da função do enfermeiro na Equipe de Saúde da Família (ESF). Entre as dificuldades encontradas, destacaram-se a falta de material, as mulheres agendadas não comparecem e a falta de conscientização das mesmas sobre a importância da prevenção de câncer de mama e útero, cada um desses itens referidos representando 33,3%. Conclusão: Diante dos resultados encontrados, podemos observar a grande importância do desenvolvimento de projetos durante a formação acadêmica, como complemento a formação curricular. O que corrobora para uma melhor correlação entre a teoria e prática, desenvolvendo maior segurança, ampliando seus conhecimentos e aprimorando sua formação profissional. Unitermos: consulta, enfermagem, experiência