Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título OFICINA DE SEXUALIDADE COM ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
TELMA TOLEDO ROCHA (Relator)
EMANUELLE THAISE COSTA
FABIANA FERREIRA
REBECA DUARTE
RENATA CAMPOS MARIGO MALETTA DE PAULA
Modalidade Poster

Resumo
Unitermos: Adolescência, Sexualidade e Educação em Saúde Introdução:adolescência é a transição da infância para a idade adulta e é nessa fase que se destaca a questão da sexualidade devido ao desenvolvimento dos caracteres e das funções sexuais.Essas transformações geram dúvidas e incertezas e, de modo geral, os adolescentes não possuem informações e conhecimentos sobre o que está ocorrendo. Essa falta de informação pode levar a situações adversas como a contaminação pelo HIV e a gravidez acidental. Autores destacam que é importante realizar ações de educação em saúde voltadas para os adolescentes abordando temas relativos a sexualidade.Objetivo:relatar a experiência de estudantes de Enfermagem do 6o período do Centro Universitário UNA sobre uma oficina de sexualidade com adolescentes. Metodologia:a oficina foi realizada no ambulatório da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em BH-MG, durante estágio curricular, entre ago e nov /2006. Inicialmente foi aplicado um questionário para conhecer o perfil dos adolescentes, suas dúvidas e interesses. Após foram elaborados 6 encontros, abordando temas sobre sexualidade que foram realizados semanalmente através de dinâmicas. Ao final, os participantes responderam uma avaliação sobre o grupo.Resultados:a oficina contou com 31 adolescentes de ambos os sexos e faixa etária entre 12 e 18 anos. Após análise constatou-se que 82% dos jovens ficaram satisfeitos com a oficina, havendo maior interesse sobre DSTs com 28% de aprovação seguido da abordagem sobre métodos contraceptivos com 17% de satisfação. O método de dinâmicas obteve 93% de aprovação, demonstrando que essa técnica proporciona maior interesse e favorece melhor absorção sobre os assuntos. Ao término, 86% dos adolescentes relataram ter aprendido muito com os temas e com a forma de abordagem. Ao pedir que explicassem os temas abordados durante os encontro pode-se perceber uma mudança nos conhecimentos expressos pelos jovens pois eles responderam satisfatoriamente às perguntas demonstrando a eficácia da oficina.