Objetivos: Desenvolver ações educativas de enfermagem na atenção à gestantes e puérperas e acompanhá-las à partir da pedagogia dialógica; Possibilitar aos estudantes envolvidos ampliar a visão sobre gestação e puerpério e potencializar suas práticas em saúde comprometidas com o social; Referencial Teórico: Nos serviços de saúde a assistência às gestantes vem sido oferecida de forma fragmentada, sem que a realidade da mulher seja tratada na sua individualidade e integralidade. Essas práticas pouco contribuem para atender às necessidades educativas individuais e coletivas. Assim, desenvolvemos um projeto de extensão constituído por acadêmicos de enfermagem da UFPB atuando com mulheres nos períodos gestacional e puerperal, possibilitando a participação ativa das mesmas nas ações de saúde. Metodologia: O projeto é desenvolvido na Comunidade Maria de Nazaré, em João Pessoa - PB. As ações educativas são desenvolvidas por meio de reuniões e visitas domiciliares semanais. O processo educativo se dá através de trocas de experiências, reprodução de vídeos, dinâmicas, técnicas de relaxamento e discussões sobre temas de necessidade e interesse das participantes. Resultados: Através das ações educativas implementadas no grupo, pudemos perceber as participantes como conhecedoras das modificações ocorridas no período gestacional e puerperal, facilitando a troca de experiências e aderindo às práticas orientadas nos encontros e visitas, ressaltando que grande parte destas estão presentes no seu cotidiano, mas melhoram-se com o processo dialógico, levando-as a transformarem suas limitações em possibilidades de viver saudável. Considerações Finais: Diferentemente dos serviços de saúde que não propiciam um acolhimento às ansiedades, às queixas, e temores associados culturalmente a gestação e puerpério, o grupo mostra-se como um espaço para que as participantes esclareçam suas dúvidas, compartilhem experiências, sentimentos e afetos.
UNITERMOS: Enfermagem, Ações educativas, Gestantes.
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