Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título IMPACTO NOS MODOS DE PENSAR E ATUAR EM SAÚDE A PARTIR DE UM ESTÁGIO DE VIVÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA/RS
Autores
ELTON DARI COSSETIM COS SANTOS (Relator)
ADRIANA KUSIACK
LIAMARA DENIZE UBESE
JORDANA PADILHA SUBUTZKI
LIANE BEATRIZ RIGHI
Modalidade Poster

Resumo
O projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde - VER-SUS objetiva promover a integração de futuros profissionais à realidade da organização dos serviços de saúde, sendo objetivo deste trabalho, relatar como ocorreu a vivência e os impactos decorrentes desta nos modos de pensar e atuar em saúde. O VER-SUS em julho/2006 ocorreu pela mobilização do Grupo de Estudos em Saúde Coletiva - GESC, através de apoio financeiro de projetos de pesquisa e extensão para a realização do mesmo. A vivência ocorreu no mês de julho de 2006, com nove estudantes, dos quais dois eram facilitadores. Os mesmos são de cursos da área da saúde da Unijuí e da Unisc. O estágio teve como finalidade conhecer o SUS no município de Santa Rosa, com foco na atenção básica. A metodologia compreendeu estudos teóricos, vivências na realidade dos serviços de saúde e controle social, tais quais - Unidades Básicas de Saúde; Presídio; Hospital Vida & Saúde; e na Fundação Municipal de Saúde; participação na reunião de fundação do primeiro Colegiado Gestor do estado; na reunião do Conselho Municipal de Saúde; encontro com egressa do Curso de Enfermagem da Unijuí para relato de vivências sobre seu trabalho na reserva indígena no estado do Pará; e encontro com tutores da residência em saúde. No decorrer das vivências, o grupo de estudantes conscientizou-se, através de reflexões, da importância do estudante enquanto agente transformador da realidade social e na promoção da saúde, levando-os a integrar o GESC/Unijuí; atuar mais fortuitamente no movimento estudantil e no controle social, bem como a interrogar quanto ao processo formativo em saúde, desta forma, na realização de novas etapas deste estágio de vivências que oportunize a outros estudantes esse contato com o SUS real e não somente com o SUS da Lei 8080. Conclui-se, portanto, que estágios de vivências desta natureza impactam nos modos de pensar e atuar em saúde, colocando em movimento novos atores no campo da saúde coletiva.