Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título LIGA DE HIPERTENSÃO: ATENDIMENTO AMBULATORIAL AO PACIENTE HIPERTENSO: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR.
Autores
FABRÍCIO GUSMÃO GONÇALVES (Relator)
JULIANA SIMÃO SILVA
MARIANA TEIXEIRA DE PAULA
GUILLIBER CARLOS DA FONSECA
DARCÍLIA MARIA NAGEN DA COSTA
Modalidade Poster

Resumo
Justificativa: A hipertensão arterial (HA) constitui em um grave problema de saúde pública no Brasil, sua prevalência varia de 22,3% a 43,9% em diferentes cidades do país. São considerados fatores de risco para HA idade superior a 60 anos, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, obesidade e etnia. A HA quando não tratada adequadamente pode causar alterações cardiovasculares, insuficiência renal, lesões na retina entre outras. Dados afirmam que a HA é responsável por 40% das mortes por acidente vascular cerebral e 25% das mortes por doenças coronarianas. O tratamento inclui medidas farmacológicas e não farmacológicas que são fundamentais para o tratamento e controle da pressão arterial. Esta modalidade de atendimento está baseada na atenção multidisciplinar ao hipertenso do Sistema Único de Saúde (SUS). Constituindo uma estratégia para formação de profissionais mais qualificados para atendimento no nível da atenção básica de saúde e também estimular a adesão ao tratamento. De acordo com a V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2006), a vantagem desse tipo de atuação multidisciplinar está relacionada com o aumento do número de indivíduos atendidos e, a adesão ao tratamento será superior. Nessa modalidade cada paciente poderá ser um multiplicador de informações, conhecimentos e atitudes. Metodologia: O atendimento ocorre através de consultas agendadas, para os profissionais médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionista, assistente social e educador físico. As consultas seguem os parâmetros assistenciais do SUS (2 consultas médicas/ano; 4 consultas enfermagem/ano), acrescidas das consultas com os demais profissionais. São desenvolvidas atividades educativas como: sala de espera, participação em campanhas, reuniões de grupos e palestras. Estão cadastrados nesse ambulatório cerca de 700 usuários. Os resultados obtidos nessa modalidade de atendimento têm sido positivos no sentido de estabelecer vínculo do paciente, familiar e equipe com boa adesão ao tratamento.