OFICINA EDUCATIVA COM IDOSOS HIPERTENSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
A hipertensão arterial é uma doença crônica que atinge cerca de 10 a 15% da população adulta brasileira e apresenta freqüência maior nas camadas mais pobres. Daí a importância da elaboração de estratégias educativas que estimulem a mudança de atitudes do hipertenso através da afetividade, comunicação e visão do cliente como único. Portanto, tivemos como objetivo elaborar uma estratégia educativa acerca da hipertensão para um grupo de idosos hipertensos, a partir da proposta avaliativa da disciplina Educação em Saúde do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de um relato de experiência da estratégia realizada com um grupo de idosos hipertensos participantes de um dos núcleos do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade da cidade de Fortaleza - CE. A estratégia dividiu-se em cinco momentos: apresentação do grupo e da atividade a ser desenvolvida, com confecção de crachás como técnica de quebra-gelo; técnica do repolho dançante, onde foram debatidos assuntos relacionados à hipertensão; fixação do conteúdo através da confecção de cartazes; sessão de relaxamento e lanche saudável. Diante da aplicabilidade da estratégia, constatamos que os participantes demonstraram contentamento, aproveitamento educativo e aprovação da estratégia como algo prazeroso e motivador, inclusive com solicitações de retorno. Houve também aproveitamento por parte do grupo de alunas facilitadoras da oficina, já que pudemos pôr em prática o que aprendemos durante a disciplina de Educação em Saúde. Concluímos que a estratégia utilizada educa de modo motivador e participativo, permite a compreensão do assunto e o esclarecimento das dúvidas dos participantes, é de fácil aplicabilidade e baixo custo.
Unitermos: educação em saúde, hipertensão e idoso.
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