Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título ERROS COMUNS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PRIMEIRO PERÍODO DE PRÁTICA
Autores
REBECA BARROS DA SILVA (Relator)
FRANCISCA LILIANE P. COSTA
Modalidade Poster

Resumo
A administração de medicamentos é uma das atividades mais sérias e de maior responsabilidade de enfermagem. Para uma correta execução é necessário que o profissional tenha aspectos éticos, conhecimento científico, habilidades práticas, saber as reações medicamentosas, acondicionamento ideal das drogas e soluções. Vale ressaltar, que os dados obtidos na anamnese e no exame físico é de grande importância para uma administração segura. A partir da importância desta prática, objetivou-se identificar as principais causas de erros na administração de medicamentos por acadêmicos de enfermagem no seu primeiro período de prática, e assim propor medidas que venham intervir para minimizar ou erradicar esses erros. Trata-se de uma pesquisa baseada em um estudo experimental e de base bibliográfica, desenvolvido no setor de emergência de um hospital distrital, Fortaleza-Ce. Foram observados os acadêmicos de enfermagem que estavam no primeiro período de prática. A pesquisa ocorreu com a observação destes e leituras bibliográficas. Os aspectos éticos e legais seguiram as recomendações da resolução de 196/96. Os resultados obtidos indicam que os erros mais freqüentes no primeiro período de prática é a falta de habilidade, intensificada pela ansiedade, dificuldade de conhecimentos farmacológicos com a técnica, dificuldade em preparações fracionadas e principalmente em compreender as prescrições médicas, que em muitos casos são ilegíveis. Diante desses resultados percebemos que é de grande importância identificar o que leva a ocorrência do erro e assim mostrar uma conduta para minimizar essas ocorrências. É importante intensificar os estudos farmacológicos e aprimorar o conhecimento das medidas fracionadas. É fundamental que os médicos facilitem o trabalho do enfermeiro e as práticas acadêmicas, melhorando a escrita das prescrições, favorecendo a interação da equipe. O enfermeiro docente é um grande apoio para os acadêmicos onde essa interação facilita a prática e diminui os erros.