A administração de medicamentos é uma das atividades mais sérias e de maior responsabilidade de enfermagem. Para uma correta execução é necessário que o profissional tenha aspectos éticos, conhecimento científico, habilidades práticas, saber as reações medicamentosas, acondicionamento ideal das drogas e soluções. Vale ressaltar, que os dados obtidos na anamnese e no exame físico é de grande importância para uma administração segura. A partir da importância desta prática, objetivou-se identificar as principais causas de erros na administração de medicamentos por acadêmicos de enfermagem no seu primeiro período de prática, e assim propor medidas que venham intervir para minimizar ou erradicar esses erros. Trata-se de uma pesquisa baseada em um estudo experimental e de base bibliográfica, desenvolvido no setor de emergência de um hospital distrital, Fortaleza-Ce. Foram observados os acadêmicos de enfermagem que estavam no primeiro período de prática. A pesquisa ocorreu com a observação destes e leituras bibliográficas. Os aspectos éticos e legais seguiram as recomendações da resolução de 196/96. Os resultados obtidos indicam que os erros mais freqüentes no primeiro período de prática é a falta de habilidade, intensificada pela ansiedade, dificuldade de conhecimentos farmacológicos com a técnica, dificuldade em preparações fracionadas e principalmente em compreender as prescrições médicas, que em muitos casos são ilegíveis. Diante desses resultados percebemos que é de grande importância identificar o que leva a ocorrência do erro e assim mostrar uma conduta para minimizar essas ocorrências. É importante intensificar os estudos farmacológicos e aprimorar o conhecimento das medidas fracionadas. É fundamental que os médicos facilitem o trabalho do enfermeiro e as práticas acadêmicas, melhorando a escrita das prescrições, favorecendo a interação da equipe. O enfermeiro docente é um grande apoio para os acadêmicos onde essa interação facilita a prática e diminui os erros. |