Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título PROMOVENDO MUDANÇAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA ATRAVÉS DO VER-SUS/BRASIL: RELATO DE VIVÊNCIAS
Autores
ANGELA MARIA WEIZENMANN SAUTER (Relator)
FRANCINE SCHEREN
CRISTIANE RIBAS
LIAMARA DENISE UBESSI
LIANE BEATRIZ RIGHI
Modalidade Poster

Resumo
PROMOVENDO MUDANÇAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA ATRAVÉS DO VER-SUS/BRASIL: RELATO DE VIVÊNCIAS Angela Maria Weizenmann Sauter , Franciane Scheren2, Cristiane Ribas2, Liamara Denise Ubessi2, Liane Beatriz Righi O Ministério da Saúde e o movimento estudantil na área da saúde, propuseram o VER-SUS/Brasil como uma estratégia para impactar no processo formativo, através de imersão nos serviços de saúde, a fim de que vivenciassem os desafios, dificuldades e avanços atinentes à implantação do SUS no território nacional. O objetivo deste trabalho é relatar esta vivência na região oeste de Santa Catarina e metropolitana do Rio Grande do Sul. Os coletivos estudantis das instituições formadoras enviaram projeto ao Ministério da Saúde que financiou a operacionalização desse estágio no mês de julho de 2006, para o qual, fomos selecionados pelo Grupo de Estudos em Saúde Coletiva, a ocupar duas das dez vagas existentes na região sul do país. Nas duas vivências, discutimos aspectos que pela contingência das situações tensionaram para que saíssemos de um lugar estudante receptor de conhecimento para um lugar estudante 'ator', à medida que nos vimos imbuídos de uma co-responsabilidade tanto no que se refere à organização e execução do Estágio, bem como quanto ao que vivenciamos na realidade do SUS, por ser a primeira vivência operacionalizada pelo coletivo de Joaçaba/SC e facilitadores, somada a dos estagiários, quanto ao atraso no repasse dos recursos financeiros do Ministério da Saúde. Isso envolveu os estudantes como uma equipe refletindo sobre o destino deste estágio de vivências, que problematizou os modos de gestão e atenção dos serviços de saúde, bem como sobre o controle social e a formação acadêmica. O vivenciado imprimiu a certeza de que é no processo formativo que se deve despertar para a produção de um sistema de saúde de acesso universal e redutor de iniqüidades. Concluímos que não podemos esperar pela conclusão da graduação para conhecer o SUS e que temos o compromisso de contaminar os demais estudantes da área da saúde neste ideário de construção coletiva, de trabalho em equipe, que nos provocou e nos produziu. Unitermos: Estágio de vivências; formação em saúde; movimento estudantil O referido trabalho origina-se de vivência de estudantes da área da saúde junto ao Sistema Único de Saúde na região metropolitana de Porto Alegre/RS e oeste de Santa Catarina. Os mesmos integram o Grupo de Estudos em Saúde Coletiva da UNIJUÍ. Estudantes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui, angela.sauter@unijui.edu.br. Enfermeira, Sanitarista, Doutora em Saúde Coletiva, Docente do Departamento de Ciências da Saúde/Unijuí, consultora da Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção em Saúde/Ministério da Saúde, lianebr@unijui.edu.br.