Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título VIVÊNCIA DE ESTUDANTES NA OPERACIONALIZAÇÃO DE PROJETO COM INDIVÍDUOS PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS
Autores
CRISTIANE RIBAS (Relator)
FRANCIANE SCHEREN
ELTON DARI COSSETIN DOS SANTOS
LAIS REGINA STEIERNAGEL
MARINEZ KOLLER PETENON
Modalidade Poster

Resumo
Este relato faz parte do projeto de extensão Ação Integrada de Saúde junto a indivíduos hipertensos e diabéticos do bairro Glória de Ijuí-RS, o qual busca realizar ações ao nível de promoção da saúde proporcionando uma melhoria na qualidade de vida e minimizar os efeitos deletérios desencadeados pelas doenças crônicas. Este projeto envolve professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia do DCSa/Unijuí e Secretaria Municipal de Saúde. Este trabalho objetiva relatar a vivência de estudantes neste projeto desde o planejamento à implementação de ações educativas e terapêuticas interdisciplinares em saúde, vinculadas a Estratégia de Saúde da Família. Os estudantes dividiram-se em grupos, realizando o rastreamento de indivíduos diabéticos e hipertensos na área de abrangência da ESF; aplicando um questionário e realizando exame físico; identificando elementos culturais e socioeconômicos relacionados às patologias. Posteriormente, desenvolveram um cronograma de ações em saúde com encontros mensais. Esse trabalho resultou na integração dos estudantes com a equipe de saúde da UBS; apresentação e discussão do projeto e operacionalização do mesmo; preparação dos acadêmicos para o desenvolvimento de técnicas de dinâmica grupal e ações educativas em saúde. Desta forma, fomos sensibilizados da necessidade de integração das áreas da saúde para a melhoria da assistência prestada, experienciando o trabalho em equipe, enquanto estudante como agente transformador da realidade social, e construtor de uma consciência ampliada em saúde. Por fim, esta vivência possibilitou trocas de experiências entre universidade, comunidade e profissionais do bairro e principalmente, promoveu a inserção de acadêmicos dos cursos da saúde nessa integração do ensino com a extensão em estratégias de promoção da saúde. Unitermos: diabetes, hipertensão, qualidade de vida.