Os adolescentes são particularmente vulneráveis, pois se encontram em um período caracterizado por muitas transformações, tanto de ordem física, quanto psicológica. Diante dessa realidade, tivemos como objetivos construir e implementar oficinas educativas que contemplem as vulnerabilidades de adolescentes ligados ao Projeto Criança Feliz, estimulando-os a construírem um pensamento crítico que subsidie a tomada de decisões adequadas, viabilizando o autocuidado. O relato que segue é produto da experiência de estágio da disciplina de Cuidar do Adolescente de uma Universidade do Ceará. As referências seguem a norma da ABNT. A estratégia educativa dividiu-se em quatro oficinas, onde a cada dia, foi trabalhada uma temática específica relacionada a fatores de vulnerabilidade na adolescência como gravidez na adolescência; DST's; violência e abuso de drogas. O cuidado de enfermagem desempenhado através da aplicação de técnicas grupais e metodologias participativas promoveu o conforto, o bem-estar, o alívio das tensões no tocante às vulnerabilidades e contribuiu para a prevenção de agravos à saúde dos adolescentes participantes. Assim, espera-se que essas ações se expressem na vida do adolescente, através de seus gestos, reações e escolhas.
Unitermos: adolescência, educação em saúde e enfermagem.
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