Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título EXAME FÍSICO: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
SUELLEN DE SOUZA BRITTO (Relator)
SIMONE CRUZ MACHADO FERREIRA
VINÍCIUS DE FIGUEIREDO LOPES
UIRÁ DUARTE WISNESKY
JULIANA DE OLIVEIRA ARAÚJO
Modalidade Poster

Resumo
A prática do exame físico é considerada por muitos alunos como complexa e de difícil compreensão. O objeto desse estudo consiste num material didático ilustrativo das diversas etapas do exame físico das regiões de membros superiores e inferiores, genitália feminina e masculina, mamas, sistema músculo-esquelético e sistema nervoso, cuja finalidade é facilitar a compreensão dos procedimentos pelos alunos que estão iniciando o ciclo profissional. Esse trabalho foi idealizado a partir da experiência vivenciada na disciplina de Fundamentos de Enfermagem II e do ensino teórico-prático desenvolvido no Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense. Com intuito de fornecer um recurso visual que contribuirá para um melhor aprendizado por parte dos estudantes nos treinamentos teórico- práticos, foi elaborado um trabalho em forma de pôster. Trata-se de um estudo bibliográfico, cujo levantamento acerca do assunto foi realizado a partir das referências utilizadas na disciplina, que incluem obras de semiologia e semiotécnica e de procedimentos básicos de enfermagem. A pesquisa incluiu ainda fontes retiradas da Internet. A ilustração foi elaborada com enfoque nas principais técnicas de exame físico aplicadas nas regiões em questão, quais sejam: palpação, inspeção e ausculta. A construção desse estudo evidenciou que o recurso ilustrativo é um facilitador do processo ensino-aprendizagem, no que se refere ao conteúdo relativo do exame físico, pois a memorização se concretiza melhor através da visualização.