Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título INFECÇÃO HOSPITALAR: SABERES DOS GRADUANDOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇAO DE EDUCAÇÂO SUPERIOR
Autores
MARLUCE ALVES NUNES OLIVEIRA (Relator)
PATRÍCIA HELENA CARDOSO OLIVEIRA
Modalidade Poster

Resumo
Considerando que o enfermeiro é o profissional que tem maior tempo de permanência junto aos pacientes, associado ao fato de que é o responsável pela equipe de enfermagem, cabe a esse profissional prestar mais atenção às normas de prevenção da Infecção Hospitalar (IH). Portanto, todos os profissionais de saúde, precisam estar alerta para a necessidade indispensável de atualizarem seus conhecimentos, para a atuação no controle da IH. Pesquisa de natureza qualitativa, realizada em Feira de Santana-BA em 2007. Teve como objetivo conhecer os saberes dos graduandos do Curso de Enfermagem da uma instituição de ensino superior quanto ao controle da IH. Os sujeitos da pesquisa foram 10 graduandos do Curso da Graduação em Enfermagem. A coleta de dados foi entrevista semi-estruturada. Resultados: tornou-se evidente que, apesar dos entrevistados não saberem definir criteriosamente a IH, eles compreendiam bem as conseqüências desta afecção; alguns entrevistados sabiam diferenciar a IH. Quanto a lavagem das mãos, observamos que os entrevistados reconhecem como o critério prioritário para um cuidar livre de danos decorrentes da IH. Diversos outros mecanismos para minimizar esses riscos são citados, demonstrando todo um interesse por parte dos graduandos em evitar essas afecções. Foi ressaltada pelos entrevistados a ausência da abordagem constante do tema durante o curso, assim como se evidenciou a preocupação sobre essa situação. Percebemos que os entrevistados têm noção da falta de preparação para realizarem o controle da IH, ao mesmo tempo em que reconhecem que os conhecimentos que possuem foram buscados e conseguidos fora da academia. Observamos que todos os entrevistados sinalizaram para uma maior atenção, por parte da instituição formadora, no que diz respeito aos conhecimentos técnico-científicos, bem como uma maior associação da teoria à prática, no momento de transmissão desses saberes. Palavras-chave: saberes; graduandos de Enfermagem; infecção hospitalar.