Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título COMPREENDENDO A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO ATRAVÉS DA PROPOSTA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
Autores
EDUARDO LEANDRO RODRIGUES (Relator)
ARIADNE FONSECA DA SILVA
PATRICIA SILVA PIRES
Modalidade Poster

Resumo
O interesse em pesquisar sobre este tema surgiu da experiência, dos autores, enquanto graduando e docentes do curso de enfermagem, de uma instituição privada que começou a utilizar esta proposta em 2005.O objetivo do estudo foi desvelar a opinião dos graduandos sobre o método aprendizagem baseada em problemas.Trata-se de um estudo fenomenológico, com abordagem qualitativa desvelada através da análise ideográfica e nomotética.O estudo foi realizado em uma universidade privada do Município de São Paulo com alunos do 4º semestre do curso de enfermagem.Os autores, após explicação sucinta sobre o trabalho, verificaram quais os sujeitos manifestavam interesse em participar da pesquisa.Os interessados foram incluídos na amostra, que foi do tipo aleatória.Os alunos sorteados foram entrevistados em horário agendado com o pesquisador responsável e caso ocorresse desistência do sorteado, um novo nome seria retirado da urna que substituiria o sujeito desistente. Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada,"O que é para você aprender através da Aprendizagem Baseada em Problemas?".Os dados foram analisados através da redução fenomenológica com a transcrição dos discursos, retirada e agrupamento das unidades de significados e compreensão. Para delimitar a suficiência dos dados e encerrar a coleta destes, foi utilizado o critério de saturação, após observar que os dados se tornaram repetitivos.O resultado apontou uma categoria aberta:Compreendendo a Problematização,composta por quatro convergências temáticas, após o agrupamento das unidades de significados.Foi possível desvelar que a problematização é gratificante para os estudantes, apesar de ocorrerem resistências e necessidade de adaptação por parte do discente e docente.Este trabalho possibilita uma reflexão dos docentes, discentes e coordenadores de enfermagem com relação a problematização, além de fornecer dados para novos estudos, que contemple o perfil do aluno de enfermagem nesta proposta de ensino. UNITERMOS: aprendizagem baseada em problemas, enfermagem, ensino