Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título A INTEGRALIDADE NO ATENDIMENTO NO SETOR DE OBSERVAÇÃO
Autores
ELIADA CARMINA DOS REIS GONÇALVES (Relator)
FÁTIMA CRISTINA CARLOTO INGLEZ
DANIELI DO CARMO MIRANDA
Modalidade Poster

Resumo
Essa pesquisa visa conhecer como a equipe de enfermagem respeita a integralidade do cliente que procura o atendimento no setor de observação, saber se a equipe é preparada para lidar com a individualidade de cada cliente. A escolha fundamenta-se na precariedade observada no atendimento ao cliente e a não observância dos princípios doutrinários do SUS (equidade, universalidade e integralidade). Essa pesquisa foi realizada através da observação no Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande. A população amostra foi a equipe de enfermagem do setor de observação. Ao realizar essa trabalho pude ver o quanto é difícil exercer o princípio da integralidade na instituição, pois o número de funcionários não é o suficiente para atender a grande demanda de pacientes, a estrutura física do local também é precária, ocorre falta de material, e falta de interesse dos funcionários em conseguir medicações, pois a burocracia é muito grande. Diante da pesquisa realizada pode-se observar que a equipe de enfermagem não esta preparada para lidar com a individualidade de cada paciente, a comunicação entre os funcionários do setor se referindo aos pacientes apenas como uma patologia, ou um simples leito ou enfermaria, a falta de dialogo entre a enfermagem e o paciente, e quando isso ocorre é deficiente, às vezes por falta de conhecimento ou mesmo tempo. Todos esses problemas prejudicam o atendimento humanizado e integralizado, pois ao olhar da integralidade é atender o individuo com um olhar holístico e integral, ver cada um como ser indivisível respeitando suas dimensões, o autor Rocha (2000) cita "a enfermagem se responsabiliza através do cuidado, pelo conforto, acolhimento, e bem estar dos pacientes" isso mostra que o descaso não é apenas dos funcionários, que trabalham em um ambiente inadequado, é também dos órgãos públicos.