Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título AVALIÇÃO DO SERVIÇO NA FSCMPA: UM INDICADOR DE QUALIDADE ASSISTENCIAL
Autores
ELISÂNGELA DA SILVA FERREIRA (Relator)
MÁRCIA SIMÃO CARNEIRO
VANESSA DE JESUS MARQUES DA SILVA
Modalidade Poster

Resumo
Introdução: O controle da qualidade dos serviços é uma ferramenta de gestão que busca o sucesso e eficiência na assistência. Objetivo: O propósito deste trabalho é avaliar o Padrão de Qualidade dos Serviços Assistenciais da FSCMPA e identificar quais estão abaixo desse padrão e necessitam de intervenção. Metodologia: Foi elaborado um instrumento denominado Planilha de Avaliação Diária das Unidades, capaz de avaliar os diversos serviços e aspectos de cada unidade do hospital divididos em 20 itens. No final de cada mês, cada item recebeu uma nota baseada na somatória e média dos pontos obtidos, posteriormente sendo classificado em: I (insuficiente), R (regular), B (bom) ou E (excelente). Resultados: As enfermarias da Clínica Médica foram as que obtiveram maior pontuação, sendo que apenas uma enfermaria atingiu o conceito Excelente. O Centro Obstétrico se destacou por passar de um conceito Regular para Excelente após três meses de avaliação. Em todo o processo verificou-se o empenho da Gerência de Enfermagem e dos demais profissionais em estar entre os mais qualificados, justificando assim o crescimento dos índices de qualidade observados no resultado. Conclusão: A satisfação dos profissionais traz um aumento no compromisso de uma assistência ainda melhor aos clientes. Unitermos: Avaliação, Indicador, Qualidade Assistencial