A formação do enfermeiro requer conhecimentos científicos e habilidades técnicas para o cuidar do ser humano. No entanto, há o aluno apresenta muitas expectativas para iniciar a arte do cuidar. Tem-se como objetivo identificar os principais sentimentos dos alunos de enfermagem ao iniciarem as atividades práticas. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido na Universidade de Fortaleza. Os sujeitos do estudo foram 25 alunos que estavam cursando a disciplina Semiologia e semiotécnica e Procedimentos Básicos de Enfermagem, pertencentes ao 4º semestre do curso de Enfermagem. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2006 com a aplicação de um questionário contendo perguntas abertas. A análise ocorreu com a leitura dos relatos e agrupados conforme a semelhança dos assuntos. Os aspectos éticos e legais seguiram as recomendações da Resolução 196/96. Foram obtidos como sentimentos positivos: satisfação em poder ajudar, responsabilidade, amor pelo próximo, prazer, certeza da escolha, felicidade, segurança, realização de um sonho, redescoberta de si, sentiu-se útil, entusiasmo. E considerados como negativos: incerteza, insegurança, nervosismo, receio, medo, ansiedade. Diante desses sentimentos detectados, contatou-se um predomínio de sentimentos bons, demonstrando satisfação e realização pessoal do aluno. Isto pode significar que o aluno ao chegar no 4º semestre já está consciente do que gosta e tem uma visão mais crítica do cuidar de enfermagem, exercendo a enfermagem com amor e responsabilidade. |