Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título SENTIMENTOS DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM AO INICIAR AS ATIVIDADES PRÁTICAS DO CURSO
Autores
CARLA VIEIRA CAMPOS ROSA (Relator)
FRANCISCA ELISÂNGELA TEIXEIRA LIMA
HÉVILLA SARAH DE PAULA CORREIA
CELINA DA SILVA CAVALCANTE
ANA CARINE GOERSCH SILVA
Modalidade Poster

Resumo
A formação do enfermeiro requer conhecimentos científicos e habilidades técnicas para o cuidar do ser humano. No entanto, há o aluno apresenta muitas expectativas para iniciar a arte do cuidar. Tem-se como objetivo identificar os principais sentimentos dos alunos de enfermagem ao iniciarem as atividades práticas. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido na Universidade de Fortaleza. Os sujeitos do estudo foram 25 alunos que estavam cursando a disciplina Semiologia e semiotécnica e Procedimentos Básicos de Enfermagem, pertencentes ao 4º semestre do curso de Enfermagem. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2006 com a aplicação de um questionário contendo perguntas abertas. A análise ocorreu com a leitura dos relatos e agrupados conforme a semelhança dos assuntos. Os aspectos éticos e legais seguiram as recomendações da Resolução 196/96. Foram obtidos como sentimentos positivos: satisfação em poder ajudar, responsabilidade, amor pelo próximo, prazer, certeza da escolha, felicidade, segurança, realização de um sonho, redescoberta de si, sentiu-se útil, entusiasmo. E considerados como negativos: incerteza, insegurança, nervosismo, receio, medo, ansiedade. Diante desses sentimentos detectados, contatou-se um predomínio de sentimentos bons, demonstrando satisfação e realização pessoal do aluno. Isto pode significar que o aluno ao chegar no 4º semestre já está consciente do que gosta e tem uma visão mais crítica do cuidar de enfermagem, exercendo a enfermagem com amor e responsabilidade.