Introdução: A Educação Permanente em Saúde é desenvolvida através de treinamento técnico específico e tem como propósito contribuir para formação de profissionais da área de enfermagem no que se refere ao conhecimento e realização de procedimentos técnicos e ao desenvolvimento interpessoal, para promover atendimento de qualidade e humanizado. Metodologia: Estudo analítico do planejamento organizacional anual dos cursos dirigidos às gerências de Enfermagem. Avaliaram-se as avaliações de reação e de aprendizagem realizadas pelos gerentes e profissionais participantes. Foi analisada, também, a média de participantes nos cursos. Resultados: Nas avaliações de reação realizadas pelos profissionais do processo, 63,8% dos participantes acharam excelente a clareza e objetividade da exposição, 59% definiram como bom o material de apoio usado nos cursos, 61,5% consideraram excelente a comunicação dos participantes e os assuntos abordados despertaram os interesses de 97,9% com pontuação excelente. Na avaliação quantitativa verificou-se que, durante o período de fevereiro a novembro de 2005, o total de participações foi de 1083 em 28 cursos realizados, em média de 39 participantes por curso. O resultado das avaliações de aprendizagem e auto-aprendizagem mostra que os itens referentes as Disciplina e Ética Profissional foram os que mais se destacaram, sendo que o item relacionado à Autonomia não ultrapassou a média regular. Conclusão: Observou-se que o conhecimento adquirido nos cursos é aplicado na prática em todas as clínicas. Contudo, verificamos a importância deste Programa que necessita de maior incentivos dos gerentes para que se tenha uma assistência de Enfermagem mais qualificada.
Unitermos: Enfermagem, cursos capacitações, conhecimento
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