Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título VISITA PRÉ-OPERATÓRIA NO CENTRO CIRÚRGICO: A PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE BELÉM
Autores
FABIANE DA SILVA SALDANHA (Relator)
ILMA PASTANA FERREIRA
FRANCINETE CASTRO DA CONCEIÇÃO
LETÍCIA DE SOUZA VILAR
Modalidade Poster

Resumo
A visita pré-operatória (VPO) é utilizada para levantar dados sobre o paciente cirúrgico, por intermédio dos quais detecta os problemas ou alterações relacionadas aos aspectos biopsicosociais do paciente e planeja a assistência de enfermagem a ser prestada no período perioperatório (FOSCHIERA & PICCOLI, 2006). Além disso, proporciona a realização do planejamento da assistência de enfermagem tornando-se uma oportunidade para a enfermeira dialogar, orientar, esclarecer dúvidas e estabelecer um vínculo de confiança com o paciente. Nosso objetivo é analisar a percepção dos enfermeiros do CC sobre a VPO em um Hospital público de Belém. A pesquisa é qualitativa-descritiva e teve como informantes 06 enfermeiros. Os dados foram coletados através de um formulário no período de 20 a 30 de novembro de 2006. A partir de informações coletadas dos enfermeiros do CC, percebemos um consenso com relação às respostas emitidas sobre o assunto, onde 04 enfermeiros julgaram a VPO importante para o paciente, pelo fato do mesmo ser esclarecido quanto aos procedimentos ao qual irá se submeter, além de ficar conhecendo um dos membros da equipe que irá recebê-lo. Apenas dois enfermeiros responderam não considerar importante a VPO alegando que o paciente já passa diversas vezes pela visita pré-anestésica, além de ter que responder praticamente às mesmas questões na VPO. Outro fato que eles alegam é não ter tempo para a realização da visita. Constatamos que embora a maioria dos profissionais entrevistados tenha consciência da importância da VPO, na prática isso não ocorre, o que se constitui em uma falha na assistência perioperatória justificada pela sobrecarga de atribuições para poucos encarregados, além da ausência de interesse dos outros profissionais em realizar a educação PO.