Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DOURADOS/MS
Autores
ANA LÚCIA MARRAN (Relator)
FLAVIANY APARECIDA PICCOLI FONTOURA
ROBERTA LASTORINA
FABIANA PEREZ RODRIGUES
Modalidade Poster

Resumo
Objetivo: Oportunizar expressões das representações da sexualidade e propiciar orientações para conscientização desta aos adolescentes. Referencial Teórico: O Conselho Nacional de Educação através da Resolução nº 2/98 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental, homologada em 30 de março de 1998. Neste documento legitima a sexualidade como um aspecto de cidadania junto à saúde, à vida familiar e social entre outros. Parâmetros Curriculares Nacionais reconhece a importância da temática da sexualidade nos espaços educativos: escolas, centros de juventude e outros onde acontecem atividades complementares às escolas. Esses temas transversais explicitam a importância dos valores no processo educativo, valores esses que contribuem para a construção de uma sociedade democrática onde a cidadania é um direito de todos e não apenas de grupos privilegiados.(FREIRE; 2000). Metodologia: O projeto de extensão foi aceito pela coordenação da Escola Estadual Ministro João Paulo Reis Veloso. As atividades foram realizadas nas 6ª feiras à tarde na 7ª série do ensino fundamental em 2006. As atividades foram realizadas utilizando dinâmicas, filmes, álbuns ilustrativos e atividades de fixação. Análise dos resultados: Com ênfase no respeito a si e ao outro, em um processo sistemático de promoção á reflexão, favorecendo a vivência da sexualidade de forma prazerosa e responsável teve-se a participação de mais de 90% do grupo em toda as atividades e ao fim destas relataram satisfeitos e felizes pelo aprendizado obtido. Conclusão: O curso de enfermagem da Uems almeja, nas suas atividades estender à comunidade os conhecimentos adquiridos na graduação, concretizando a importância e a necessidade de expandir através do ensino, pesquisa e extensão tais conhecimentos à sociedade com o desenvolvimento de programas de educação continuada, visto que esta socialização contribui para a qualidade de vida dos jovens e adolescentes e para sociedade em geral.