Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS E TECNOLOGIA
Autores
SUELI MITOI YKKO UEDA (Relator)
SUELI MITOI YKKO UEDA
Modalidade Comunicação Coordenada

Resumo
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram um aumento importante do erro na prescrição de medicamentos que vão desde o uso incorreto, adulteração e falsificação destes produtos gerando transtornos à saúde do paciente.

Nos EUA 48.000 a 98.000 pacientes hospitalizados em 1994 morreram por causas atribuíveis a eventos adversos (EA), 8ª causa de morte. Em cada 100 admissões, há 6,5 EA a drogas comprovadas e 5,5 eventos potenciais. Quarenta a 70% dos EA são evitáveis.

18% dos EA comprovados ocorrem por prescrição médica ou administração inadequadas. Erros de prescrição causam 56% dos EA evitáveis sendo a maioria dos erros de dosagem.

Com base nestes estudos e, afim de melhor a qualidade do atendimento aos pacientes, a OMS criou um programa para a utilização racional de medicamentos que visa orientar os profissionais da área da saúde na orientação quanto à escolha, prescrição, administração e acompanhamento dos efeitos adversos.

O mesmo princípio se aplica a tecnologia. O uso racional de tecnologia tem como finalidade à correta indicação de exames através da conscientização dos profissionais, atualização das informações dos profissionais.