Título | AVALIAÇÃO DE UM SERVIÇO PÚBLICO DE ENFERMAGEM PARA TESTAGEM DA INFECÇÃO HIV EM VOLUNTÁRIOS | ||
Autores |
|
||
Modalidade | Comunicação Coordenada | ||
Resumo |
|||
A expansão da epidemia da aids trouxe consigo a necessidade
A Central de Sorologia Alternativa existe no Instituto de Infectologia Emílio Ribas sob iniciativa e administração da equipe de enfermagem há quase quinze anos e, embora desde o início tenha alcançado resultados assistenciais subjetivamente satisfatórios, na verdade nunca foi avaliado de forma objetiva e sistemática, não apenas no que se refere aos números envolvidos (atendimentos, distribuição por sexo e idade, resultados sorológicos etc), mas também quanto à qualidade do serviço e sua concordância com as recomendações preconizadas pelas autoridades sanitárias e técnico-profissionais.
A metodologia do estudo dividiu-se em duas etapas, a saber: Etapa I - análise retrospectiva dos cadernos de registro (não informatizados) utilizados para documentação administrativa dos clientes, contabilizando: o número de clientes atendidos, a idade, a distribuição por sexo e o resultado final da sorologia para infecção pelo HIV; Etapa II - prospectiva, baseada em entrevistas realizadas com clientes atendidos em março e abril de 2005.
Apenas 34 (36,5%) pacientes disseram ter sido a primeira vez que realizaram o teste para HIV, ou seja, a maioria (63,5%) estava repetindo voluntariamente a sorologia. O serviço do IIER foi a referência indicada por conhecidos (familiares e amigos) em 78 (83,8%) casos. Quanto à qualidade do atendimento, o tempo entre o primeiro atendimento (pré-teste) e o resultado (pós-teste) foi considerado como rápido por 88 (94,6%) clientes. Quando perguntados se sofreram algum tipo de agressão durante o atendimento, 90 (96,7%) clientes disseram que não. A privacidade prevaleceu segundo a opinião de 86 (92,4%) pacientes. Ao serem indagados sobre o fato do serviço oferecido pela CSA-IIER não ser anônimo, 84 (90,3%) disseram que isto não os importunava. O profissional enfermeiro foi reconhecido como o atendente por apenas 15 (16,1%) dos entrevistados no momento do pré-teste e por 29 (31,1%) no pós-teste. Oitenta e oito (94,6%) clientes referiram ter recebido orientações
|