Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Autores
PAULA ANDRÉA SHINZATO FERREIRA MARTINS (Relator)
PAULA ANDRÉA SHINZATO FERREIRA MARTINS
Modalidade Comunicação Coordenada

Resumo
O desgaste emocional do profissional enfermeiro dentro de seu ambiente profissional pode refletir negativamente na assistência de enfermagem prestada ao paciente sob seus cuidados. Tal fato, tem despertado a atenção de especialistas sobre a necessidade de estudarmos a chamada "síndrome de Burnout" em profissionais de enfermagem.
Também conhecida como "estresse profissional" ou como "síndrome do esgotamento profissional", o termo "burnout" pode ser traduzido como "queimar-se pelo trabalho" e evidencia a ação negativa de um ambiente de trabalho insalubre, onde o profissional é pressionado, sofrendo grande desgaste físico e emocional, vivenciando com a baixa remuneração além do já discutido, desprestígio social.
Fadiga física, sensação de fracasso profissional e cansaço são alguns dos sintomas desta síndrome que afeta cada vez mais os enfermeiros.
Considerando que a assistência de enfermagem é o nosso principal objeto de trabalho e que seu resultado é expresso na qualidade da mesma, devemos nos mobilizar e intensificar os estudos à cerca da prevenção e da reabilitação dos profissionais acometidos por tal transtorno.